O tanque de aço inox com misturador para cerveja

O tanque de aço inox com misturador para cerveja

A cerveja é uma bebida fermentada que já está presente na humanidade há mais de 600 anos. A origem da bebida, de acordo com historiadores, se deu na região da mesopotâmia e no Brasil o hábito de beber cerveja foi introduzido por Dom João VI. Atualmente, o tanque de aço inox com misturador é um equipamento indispensável para a fabricação da cerveja.

Para a fabricação da cerveja é necessário ter os seguintes ingredientes: água potável, malte, lúpulo, leveduras e adjuntos como cevada, cereais, amidos, açúcares e até mesmo o mel.

Na fabricação de cerveja em tanque de aço inox com misturador tem início na moagem, que tem por objetivo liberar o endosperma para a melhor atuação das enzimas, na quebra de cadeia de amido para açúcares de menor peso molecular. Em seguida, faz-se a mosturação em tanques cilíndricos de aço inoxidável com aquecimento e agitação e que tem por objetivo solubilizar substâncias solúveis e insolúveis promovendo a hidrólise do amido. O tanque de aço inox com misturador entra no processo de fabricação da cerveja durante a filtragem. Nesse procedimento, se separa o mosto do bagaço de malte ou torta.

O mesmo tanque de aço inox com misturador pode servir também para a fermentação da cerveja. A fermentação converte os açúcares em metanol e CO2 e dura certa de cinco dias. Em seguida são feitos os trabalhos de envase, maturação e pasteurização, de acordo com a metodologia adotada por cada fabricante, que pode ser desde grandes indústrias até pequenos produtores caseiros.

Percebemos que o tanque de aço inox com misturador é essencial para a fabricação de cerveja, seja ela em escala industrial ou artesanal. Além da cerveja, alguns tipos de vinho e sucos de uva também podem ser produzidos com tanque de aço inox com misturador.