Benefícios de usar tanques de aço inox na indústria alimentícia

Na indústria alimentícia, os tanques de aço inox desempenham um papel muito importante no armazenando e processamento de produtos.

Tanque de aço inox
Tanque de aço inox

O aço inox reúne todas as qualidades necessárias para a fabricação de um tanque de alta qualidade para alimentos.

Características do aço inox

O aço inox contém um alto teor de cromo, o que é benéfico porque o cromo forma uma película sobre a sua superfície. Isso protege o aço inox da exposição a determinados elementos como manchas e a corrosão.

Os microrganismos prosperam em certos produtos alimentícios, portanto, uma higiene rigorosa deve ser prioridade da indústria alimentícia. Por esse e outros motivos, esse material é amplamente utilizado em itens como tanques, tubulações, válvulas, bombas e trocadores de calor. Isso porque pode ser mantido extremamente limpo.

O aço inox é forte, facilmente esterilizável e não contamina nem dá sabor ao produto. Portanto, esse material não altera as características dos produtos alimentícios que serão armazenados e processados nos tanques.

A seguir, destacamos mais algumas características importantes do aço inox para a fabricação de tanques.

– Os tanques de aço inox não oxidam e nem mesmo enferruja.

– É mais agradável esteticamente do que outros materiais e pode melhorar a aparência geral de uma empresa de produção.

– O aço inox é um material ecologicamente correto e 100% reciclável. Assim sendo, depois de certo tempo de uso, e isso pode levar até 20 anos, um tanque fabricado com esse material pode ser reciclado.

Como diferenciar os tanques de aço inox de outros metais brilhantes?

O aço inox é um dos materiais mais utilizados em centenas de indústrias, da construção civil aos utensílios de cozinha. Sabemos que sua resistência, durabilidade e aparência brilhante são algumas das principais características deste material. Mas, você sabe como diferenciá-lo de outros metais brilhantes?

Primeiramente, alumínio cromado também oferece acabamentos brilhantes, mas não têm a mesma qualidade do aço inox ou do aço carbono. Como todos eles têm, à primeira vista, acabamentos semelhantes, é muito fácil confundi-los.

Os seguintes fatores ajudarão você a identificar se é ou não aço inox 

O mito do ímã 

Diz-se popularmente que se passarmos um ímã sobre uma superfície metálica e ele não “grudar”, provavelmente é aço inox. Mas isso não passa de um mito. Por que? Porque o magnetismo do aço inox depende dos componentes de sua liga.

Por exemplo, resinas austeníticas, que possuem maior concentração de cromo ou níquel, não geram maior atração pelo ímã. Por outro lado, metais ferríticos, martensíticos e duplex são atraídos por um ímã porque têm uma concentração maior de outros metais que têm essa propriedade física. 

Aparência mais brilhante

A diferença crucial aqui é a “intensidade” do brilho… Parece complicado? A verdade é que é mais um truque de observação do que qualquer outra coisa. Se observarmos atentamente uma peça de alumínio, notaremos que seu acabamento é mais opaco e apresenta tons de cinza. Já o aço inox tem um acabamento mais brilhante, liso e prateado. 

O peso da peça

Outro fator que diferencia essa liga de outros materiais é seu peso. Por exemplo, uma haste feita de alumínio cromado será consideravelmente mais leve do que uma similar feita de aço inox.

Maior resistência 

Como mencionamos anteriormente, o aço inox é um dos materiais mais resistentes disponíveis. Portanto, se dobrar facilmente, a peça provavelmente é feita de um material diferente de aço inox.

O teste chave

Caso ainda tenha dúvidas, temos mais um teste para lhe explicar. Usando uma chave ou furador, tente riscar alguma parte discreta da peça. Se não deixar marcas, é aço inox.

Teste químico

Outro teste comum é usar produtos químicos para fazer o teste. Existem produtos no mercado como ácido nítrico, ácido sulfúrico e outros componentes que apresentam reação química quando em contato com o metal.

Aço inox evita a corrosão

O aço inox tem a capacidade inata de formar uma capa protetora que evita a corrosão em tanques. O segredo? Cromo. Esse componente é encontrado em todos os aços inoxidáveis ​​e reage rapidamente em ambientes oxigenados, muito semelhante a como faz o ferro. A diferença, no entanto, é que apenas uma camada muito fina de cromo se oxidará.

O óxido de cromo é altamente durável e não reativo em tanques de aço inox. Este se adere às superfícies de aço inoxidável e não se transfere ou reage mais com outros materiais. Também é autorrenovável se for removido ou danificado, mais cromo reagirá com o oxigênio para retornar e restaurar a barreira. Quando o conteúdo de cromo é mais alto, mais rápido a barreira é reparada.

Veja também: Tanques de leite na indústria de laticínios

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.