Tanque de aço inox encamisado: para processos produtivos

03 Tanque de aço inox encamisado

O tanque de aço inox encamisado é classificado de acordo com sua função, servindo para diversos tipos de processo de fabricação, tanto em indústrias de alimentos quanto em indústrias químicas e farmacêuticas, se formos considerar apenas os usos mais comuns.

Na linha de processamento, o tanque de aço inox encamisado pode ter múltiplos usos, podendo ser aplicados em processos de misturas, em preparação de culturas industriais, em tratamento térmico, em formulações de substâncias integrantes do processo e até mesmo em processo de fermentação.

Para ser aproveitado no máximo de sua capacidade de processamento o tanque de aço inox encamisado deve estar também provido de outros equipamentos, como sensores de nível, sensores de temperatura e PT, jaquetas de isolação, agitadores intercambiáveis (quando for o caso de alguma finalidade especial).

Assim, o tanque de aço inox encamisado pode ser usado nos mais diversos processos, como pasteurização e esterilização, embora os processos contínuos sejam os mais exigentes com relação o modelo do tanque.

Tanque de aço inox encamisado: um tipo apropriado para cada uso

Para cada tarefa de processamento deve ser aplicado um tipo de tanque de aço inox encamisado. Alguns fatores devem ser levados em consideração no processamento para a exigência de particularidades, como o volume ou quantidade do produto em processamento, a viscosidade e as propriedades gerais do produto, sua sensibilidade estrutural, além, é claro, do formato e do tamanho do tanque que será utilizado no processo industrial, procurando consumir o mínimo possível de energia.

Alguns processos industriais exigem maior quantidade de água no sistema, transportando partículas sólidas ou não através do processo sob a forma de suspensão concentrada. Casos desse tipo podem ocorrer, por exemplo, na moagem de milho por via úmida.

Em outros casos, o tanque de aço inox encamisado sofre aumento de temperatura do produto submetido ao processo, exigindo sistemas de resfriamento, como o encamisamento, a serpentina e outros procedimentos que se façam necessários em virtude dos produtos termos sensíveis que estão sendo processados.

O tanque de aço inox encamisado deve, portanto, ser projetado atendendo rigidamente as condições de processo aplicadas no tipo de indústria que dele se utilizarão, podendo haver ou não a opção de encamisamento, servindo tanto para resfriar o produto em processamento quanto para manter a temperatura constante ou ainda servindo para o aquecimento através de resistências nele instaladas.

Quando aplicado em processos que exigem aquecimento, o tanque de aço inox encamisado é munido de resistências elétricas, fornecendo aos operadores sistemas para controle de temperatura e de tempo do processo.

Outros modelos de tanque de aço encamisado utilizam o vapor, que pode ou não ter temperatura variável, servindo para os mais diversos tipos de processamento, seja nas indústrias de alimentos (como, por exemplo, em indústrias de chocolate, exigindo o derretimento de chocolate sólido e sua mistura com gordura vegetal, ou no pré-cozimento de mix de cereais).

O tanque de aço inox encamisado também pode ser aplicado em processos onde se exige separação, utilizando-se torneiras de fundo para formar os diversos estágios de extração antes do produto final.

O projeto do tanque de aço encamisado deve ser idealizado, portanto, dentro de todas as especificações técnicas, utilizando-se materiais e equipamentos que tragam o resultado final esperado pela indústria, mantendo a qualidade do produto.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.