Tornar o processamento de diferentes tipos de produtos seguro e eficiente, sejam químicos, alimentícios, farmacêuticos ou outros, é uma fundamental para as indústrias. Sendo assim, a limpeza CIP desempenha uma parte integral desse ecossistema.

Os sistemas CIP são projetados especificamente para proporcionar uma abordagem mais rápida de higienização para evitar riscos à qualidade e integridade do produto.
O que é sistema de limpeza CIP?
A limpeza no local que é o significado da sigla “CIP”, em inglês: “Cleaning In Place”, é um conjunto de atividades conduzidas para limpar adequadamente um tanque de aço inox, sem remover ou desmontar tubulações ou equipamentos.
Os sistemas de limpeza CIP distribuem o seguinte:
– Soluções de limpeza
– Soluções de enxágue
– Soluções de higienização
Essas soluções passam pelo mesmo caminho de tubulação que o produto para eliminar a sujeira de todas as superfícies internas.
Os procedimentos de limpeza devem ser realizados com segurança devido aos produtos químicos agressivos envolvidos. Isso porque podem ser prejudiciais a pessoas e equipamentos. Um sistema CIP bem projetado praticamente elimina a exposição do operador a produtos químicos.
Menos impacto ao meio ambiente
A limpeza deve ser sempre realizada com o menor impacto possível no meio ambiente, minimizando o uso de água e detergente e maximizando a recuperação e a reutilização de recursos.
Velocidade
A limpeza no interior do tubo deve circular a uma determinada velocidade para garantir a referida ação mecânica. Normalmente, no que diz respeito à velocidade do fluxo, podemos encontrar dois regimes:
Fluxo laminar
Um regime de fluxo laminar é considerado quando a velocidade do fluido é inferior a 0,3 m/s.
Fluxo turbulento
Para a correta limpeza da tubulação devemos considerar um regime turbulento, com velocidade recomendada entre 2 e 3 m/s.
Ação química
O poder químico dos produtos de limpeza determinará os demais fatores da limpeza. Os produtos devem ter boa solubilidade em água e evitar a formação de espuma.
Os produtos mais utilizados na limpeza CIP são a soda cáustica líquida ou diferentes tipos de ácidos, por exemplo: nítrico, cítrico, fosfórico, etc…
Procedimento de limpeza CIP
Em geral, um processo CIP pode ter várias fases de limpeza. Embora em muitos casos sejam suficientes um programa curto e um programa longo.
Programa curto
Primeiramente é realizado um enxágue com uma solução de água e soda até a profundidade, obtida do enxágue após a fase de recirculação com soda. Este primeiro enxaguamento já nos permite fazer uma primeira passagem no circuito com uma solução com maior poder de limpeza do que apenas a água. Também nos permite economizar água.
Na segunda fase do programa, a água é recirculada com soda na concentração aproximada de 2% pelo tempo estabelecido. Em terceiro lugar, é efetuado um enxaguamento com água.
Programa longo
Começa com a lavagem ácida recirculante. Assim que a lavagem com ácido for concluída, é realizado um enxágue completo com água.
Devemos considerar que é necessário realizar a instalação de limpeza CIP de acordo com o tipo de produto a limpar, da simultaneidade de limpezas para otimizar os tempos de produção, etc. Dependendo de uma série de parâmetros, determina-se o tipo de instalação necessária (espaço disponível na planta, serviços auxiliares, etc.), seu volume, impulsão, retorno, etc.
Vantagens do sistema de limpeza CIP
O mais alto nível de tecnologia CIP e controles de última geração são geralmente encontrados em sistemas farmacêuticos. Comparados à limpeza manual, os sistemas de limpeza CIP, sejam eles automáticos ou semiautomáticos, apresentam várias vantagens, por exemplo:
– Garante o controle repetitivo dos parâmetros mais importantes como temperatura de lavagem, vazão e pressão constantes, concentração de produtos químicos e tempos de lavagem.
– Evita que o operador tenha que manusear manualmente produtos perigosos, uma vez que a sua dosagem é realizada de forma automática. Isto também garante que as concentrações de produtos químicos a serem limpos sejam apropriadas.
– Controle e otimize o consumo de água já que os tempos de lavagem de cada fase são regulados automaticamente, tendo também um melhor controle das descargas para a estação de tratamento.
– Rastreabilidade de cada limpeza para conhecer o desenvolvimento de cada fase de lavagem e os incidentes ocorridos durante a mesma.
– Otimização do consumo de energia.
– Integrável em sistemas de produção automatizados.
– Modular, para que o grau de automação possa ser aumentado dependendo do investimento planejado.
Veja também: Tanques de aço inox na indústria de laticínios