Como manusear e armazenar o aço inoxidável

14 aco inoxidavel

O aço inoxidável é um material utilizado nas mais diversas aplicações principalmente por sua resistência à corrosão, além do seu aspecto estético, que apresenta sensação de higiene e de esterilização dos produtos.

A resistência à corrosão no aço inoxidável é resultado da camada superficial de óxido de cromo, uma camada invisível, de espessura finíssima e totalmente aderente, denominada camada passiva.

Embora seja muito estável, essa camada não é indestrutível, exigindo alguns cuidados especiais para manter as características do aço inoxidável. Assim, alguns requisitos devem ser tomados para preservar o aço de danos mecânicos e de contaminação da camada passiva.

A contaminação da camada passiva com impurezas através de sua manipulação com equipamentos utilizados em outros tipos de metal ou sua estocagem em áreas mais sujas pode comprometer sua resistência.

A aderência de partículas na superfície do aço inoxidável pode prejudicar sua resistência, já que impede o contato do cromo com o oxigênio do meio ambiente, impedindo a regeneração da camada passiva de óxido.

Como evitar danos ao aço inoxidável

Para evitar danos ao aço inoxidável é necessário tomar os seguintes cuidados em sua manipulação e estocagem:

  • Chapas de aço inoxidável não podem ser arrastadas ou colocadas uma sobre as outras sem a devida proteção;
  • Na estocagem, as chapas devem ficar separadas, calçadas com blocos de madeira ou outro material, permitindo a movimentação sem provocar danos à superfície;
  • Chapas de aço inoxidável separadas para uso devem ser mantidas afastadas do piso, isoladas preferencialmente por paletes de madeira;
  • O manuseio das chapas de aço deve ser feito com acessórios apropriados de material sintético;
  • Todos os equipamentos e acessórios utilizados no manuseio das chapas de aço devem estar limpos antes de sua utilização.

Cuidados com chapas de aço inoxidável de menor espessura

As chapas de menor espessura, laminados a frio, trazem o acabamento superficial de melhor qualidade, com o acabamento próprio do seu processo de produção. Essas chapas de aço inoxidável exige o uso de luvas limpas, evitando marcas das mãos.

Caso isso aconteça, as marcas devem ser removidas com solventes orgânicos suaves, fazendo-se depois a limpeza com uma solução morna de detergente, enxaguando-se depois cuidadosamente com água limpa e secando o material.

Estocagem do aço inoxidável

Na estocagem das chapas de aço inoxidável deve-se seguir alguns procedimentos:

  • A estocagem deve ser feita sempre em local seco e limpo, longe de outros aços;
  • É necessário o uso de equipamento de estocagem e movimentação protegidos por plástico, madeira seca ou feltro para evitar marcas na superfície do aço inoxidável;
  • O manuseio deve ser feito com cuidado para não danificar a superfície e o formato da chapa;
  • O aço inoxidável não deve ficar exposto ao sol ou em locais úmidos, evitando a contaminação por substâncias dispersas no ambiente;
  • Deve-se evitar o contado do aço inoxidável com o aço carbono ou outros tipos de aço, não se usando os mesmos equipamentos empregados em outros aços para o aço inox;
  • Não se deve andar sobre as chapas de aço inox, riscar sua superfície com canetas ou pincéis, arranhar o aço ou permitir contato com substâncias como graxas, óleos e gorduras.

Para evitar contaminação no aço inoxidável estocado não se deve deixar depósitos de poeira ou partículas de materiais ferrosos sobre as chapas.

A camada de poeira pode absorver sais agressivos, principalmente em atmosferas próximas ao litoral ou áreas industriais. Ao haver absorção e evaporação de qualquer umidade, pode ocorrer o aumento da concentração de substâncias, correndo a camada passiva e prejudicando a qualidade do aço inoxidável.

A umidade também pode prejudicar o aço inoxidável, criando manchas em sua superfície. Essas manchas podem não indicar necessariamente o comprometimento da resistência à corrosão, mas podem prejudicar sua aparência, sendo de difícil remoção.

É necessário ainda evitar a estocagem em áreas onde ocorra goteiras ou gotejamento decorrente de condensação. Se isso ocorrer, o aço inoxidável poderá desenvolver manchas em sua superfície, principalmente se houver traços de zinco na umidade. As manchas provocadas dessa forma somente podem ser removidas através de processos mecânicos ou polímeros.

A estocagem correta das chapas e bobinas de aço inoxidável é fundamental para manter inalteradas suas características técnicas e sua resistência à corrosão, exigências das aplicações finais.

Ao sair da siderúrgica, o aço inoxidável é embalado com plástico de proteção, que deve ser mantido pelo maior tempo possível, prevenindo danos no período entre a entrega e a aplicação do material.

Os materiais de aço inoxidável protegidos com aplicação de PVC não devem ser expostos diretamente à luz do sol por longos períodos, podendo ocorrer a aderência do plástico à superfície do aço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *