Tanques de aço inox para bebidas

As indústrias de produtos químicos, petroquímicos e de alimentos utilizam tanques de aço inox para diversos fins. Por exemplo: mistura, agitação, filtragem ou acumulação. O tanque é um dos equipamentos mais versáteis utilizados para a produção e estocagem de produtos.

Tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Por isso é um dos preferidos da indústria de bebidas. De fato, o aço inox é um material mundialmente utilizado porque é bastante resistente à corrosão.

Além disso, é totalmente ecológico, condição essencial nos dias de hoje, seguindo os padrões do conceito de sustentabilidade. O aço inox pode ser reciclado e reutilizado em outras aplicações depois de higienizado.

A importância dos tanques de aço inox na indústria de bebidas

Na indústria de bebidas, os tanques de aço inox mostram-se particularmente importantes por ser um material totalmente inerte. Isso significa que não provoca qualquer tipo de alteração no produto armazenado, preservando o aroma e o sabor das bebidas.

Todas essas vantagens fazem com que os tanques de aço inox sejam o material preferido pelas vinícolas. Na indústria de bebidas de uma maneira geral,o aço inox também é muito popular.

Atualmente, desde as pequenas associações de produtores rurais de vinho e de cachaça, por exemplo, até as grandes empresas de refrigerante fazem uso de tanques de aço inox para armazenar sua produção.

Processo de produção

O aço inox também pode ser usado em outras fases da produção de bebidas. Os fermentadores de aço inox para vinho são os melhores para a realização do processo. Isso porque facilitam a retirada do bagaço da uva após a fermentação, quando a uva se transforma em vinho.

Os tanques de aço inox ainda apresentam outras qualidades para qualquer tipo de indústria. Eles podem ser moldados nos tamanhos e nas características exigidas por cada produtor.

Os equipamentos produzidos com aço inox podem ser construídos com cintas de refrigeração para controle de temperatura. Além disso, com um sistema de remontagem automática, com os mais variados tipos de acabamento, desde o polido ao brilho, escovado ou 2B.

Tanques de aço inox na produção de vinhos

A facilidade de seu uso pode ser observada na retirada do bagaço da uva após a fermentação. Isso ocorre através de uma abertura externa da porta de inspeção inferior, não deixando qualquer resíduo.

Depois de higienizado, o mesmo fermentador, que é um tanque de aço inox, pode ser usado como reservatório até que o vinho possa ser engarrafado. Um tanque de aço inox aplicado para a produção de vinho possui certas características que facilitam o trabalho do produtor.

Alguns recursos como porta de inspeção superior e porta de acesso inferior em formato oval, garantem uma boa manutenção. Além disso, a porta de saída do produto pode estar localizada a 200 mm do fundo e saída extra para limpeza e esgotamento total.

Tanque fermentador

No tanque de aço inox utilizado como fermentador, são instaladas cintas de 300 ou 430 mm, fixadas ao longo do costado. Isso permite a passagem de solução hidroalcoólica para controle de temperatura do vinho durante o calor, o que possibilita a troca térmica adequada para o processo.

No processo de fermentação da uva há a participação de agentes microbiológicos, exigindo que o reservatório seja bastante amplo. Dessa forma há maior facilidade nas operações de remontagem, de prensagem e de controle de teor de açúcar.

Além disso, controle de temperatura e outras necessidades que são pensadas e planejadas de acordo com as necessidades de cada produtor.

Tanque de aço inox para produção de cachaça

Os tanques de aço inox para a produção de cachaça são montados com tampas de inspeção móvel. Isso é ideal para o armazenamento da bebida, com ponta roscada para montagem de registro de saída, o que dispensa a instalação de flanges de outros materiais, como metal ou PVC.

De acordo com as preferências dos clientes, os tanques de aço inox podem ser opcionalmente fornecidos com visor de nível e registro em PVC ou em aço inox.

Para a produção de cachaça, é mantida a tampa do tanque para maior facilidade na limpeza, facilitando a vida do produtor e trazendo maior qualidade à bebida produzida.

Veja também: Tanques para suco fabricado em aço inox

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.