Importância do leite na alimentação.

Em primeiro lugar o leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível entre os alimentos. Assim, ele é um alimento essencial para a saúde dos dentes e ossos, além de ajudar a prevenir a osteoporose, na perda de peso, proporciona bem estar e auxilia na prevenção do diabetes tipo 2. O leite é um alimento que é aliado das pessoas que praticam algum tipo de atividade física, é necessário na infância e adolescência e muito importante também na terceira idade.

Importância do leite na alimentação.

Acima de tudo, o leite possui vários tipos de nutrientes como: proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Por isso, podemos perceber a importância do leite na alimentação das pessoas em todas as faixas etárias.

Portanto o leite é considerado por vários nutricionistas e médicos como um dos alimentos mais nobres e importantes para alimentação das pessoas. Assim, a ingestão dele é necessária para garantir uma vida mais saudável. Além disso, o leite é um alimento muito indicado também para os vegetarianos por ser uma fonte rica em proteína animal e fornece bastante cálcio, que é o mineral que ajuda na formação de ossos e dentes do corpo.

O mais importante é que nos dias de hoje devido à importância do leite na alimentação das pessoas, as indústrias estão se preocupando cada vez mais em produzir um produto de qualidade. Consequentemente, a indústria de laticínios utiliza tanques feitos de aço inox que garantem que o produto seja bom, de qualidade e respeite todas as normas de saúde.  Os tanques são o local para armazenamento mais adequado para todos os produtores de leite e derivados, pois eles possuem alta resistência à corrosão, são de fácil limpeza, higienização e manutenção.

Nutrientes do leite.

O mais importante é que podemos perceber que cada dia mais devido à importância do leite na alimentação, as pessoas estão consumindo uma quantidade maior deste alimento.  O leite e derivados possuem vários nutrientes e eles são a principal fonte de cálcio na dieta das pessoas, pois ele é um mineral que é melhor absorvido do que o cálcio que está presente nas fontes vegetais. Ele é um nutriente fundamental para a saúde dos dentes e ossos, prevenindo assim a osteoporose.

Certamente, outro nutriente importante presente no leite e derivados é a proteína que se encontra em boas quantidades nestes alimentos, ajudando no crescimento das crianças, na formação dos órgãos e na cicatrização.

Além disso, existe também a vitamina A que é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do corpo, ajuda na saúde da pele, cabelo e dos olhos. Este nutriente tem também um efeito antioxidante muito importante que auxilia na proteção do corpo contra a ação dos radicais livres, que ajudam no envelhecimento precoce das células do corpo.

A vitamina D também está presente no leite e derivados e é fundamental para a saúde dos ossos. Isso acontece, pois ele ajuda a aumentar a absorção do cálcio pelo intestino, colaborando na fixação deste mineral e do ferro nos ossos e nos dentes, além de auxiliar na perda de massa óssea do corpo humano.

O mais notável é que existe outro nutriente que são as vitaminas do complexo B, que mesmo em quantidades menores são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. Existe também o potássio que é fundamental para a saúde do corpo e é um mineral que atua na contração muscular, ajuda no funcionamento do sistema nervoso, além de proteger o organismo da hipertensão e doenças cardiovasculares.

Consumo de leite e suas quantidades.

O consumo de leite é essencial para garantir a saúde do organismo e é importante desde a infância, porque a densidade óssea de cada pessoa vai depender da quantidade de cálcio que é ingerida até aproximadamente 20 anos de idade. Assim, do nascimento até 20 anos é quando as pessoas devem ingerir boas quantidades de cálcio que está presente no leite.

Entretanto caso o leite seja retirado da dieta por algum motivo, ele deve ser substituído por outras fontes de cálcio para evitar que as funções do organismo sejam prejudicadas, além de evitar o surgimento da osteoporose.

Portanto para conseguir suprir as necessidades diárias de cálcio, que é de 1.000 mg, a orientação é consumir três porções ao dia de leite e derivados. O mais importante é variar os tipos de fontes, como por exemplo: ingerir 1 copo de leite, uma fatia de queijo, um copo de iogurte, uma fatia de ricota, entre outros.

Acima de tudo, como as pessoas sabem da importância do leite na alimentação ele deve ser ingerido sempre que possível no dia a dia. No caso das crianças e adolescentes o leite mais indicado é o integral por possuir mais gordura, que é importante para a formação do sistema nervoso e para o seu crescimento. No caso de obesidade infantil é importante procurar a ajuda de um profissional da saúde para saber o leite mais indicado.

Consequentemente os adultos com o peso correto podem ingerir também o leite do tipo integral, mas aqueles que estão acima do peso e precisam controlar a dieta, é mais indicado as opões de leite desnatado ou semi desnatado. As pessoas que tem dúvidas em qual tipo de leite ingerir podem procurar a ajuda de um profissional da área da saúde.