O aço inoxidável na indústria de alimentos

12-aco-inoxidavel

Um dos pontos fundamentais na preparação ou no processamento de alimentos e bebidas é a higiene, e o aço inoxidável é um dos principais materiais com registro comprovado de sucesso, sendo higiênico e de fácil limpeza.

A característica de permitir limpeza de forma prática é que faz do aço inoxidável a principal escolha para materiais e equipamentos que precisam de condições higiênicas estritas, como indústrias, restaurantes, hospitais, etc.

Além disso, o aço inoxidável apresenta alta resistência à corrosão, resistência mecânica e condições de formato nos mais variados aspectos, o que o torna o preferido para fabricantes e usuários no setor de alimentos. Suas propriedades de higienização o tornam superior aos plásticos, alumínios e outros materiais.

Todas essas facilidades e propriedades levaram o aço inoxidável a ser o mais aceito como material para as indústrias e para qualquer empresa que precise de equipamentos em contato com alimentos. Dessa forma, o aço se torna cada vez mais popular e usado intensivamente para construção de tanques e outros recipientes para a preparação e para o armazenamento de produtos alimentícios.

Aço inoxidável: inerte aos compostos

O aço inoxidável, com todas as suas propriedades, se apresenta inerte à maior parte dos compostos liberados por alimentos, inclusive por aditivos químicos. Normalmente, o aço inoxidável não apresenta microfissuras, evitando a possibilidade de contaminação e de disseminação de bactérias.

Desta forma, o aço inoxidável pode ser usando desde a produção de alimentos, até para cozinhar e para servir, não sendo facilmente quebrado como qualquer outro material usado na fabricação de utensílios e equipamentos de indústrias de alimentos e de cozinhas.

Com a facilidade de limpeza apresentada, o aço inoxidável também mantém o gosto original e a cor dos alimentos, principalmente no caso daqueles mais propensos à mudança, como o leite, os alimentos processados e bebidas alcoólicas.

Entre os benefícios oferecidos pelo aço inoxidável com relação a gosto e odores no alimento é a rapidez com que sua superfície pode ficar livre de resíduos e de bactérias, principalmente quando é necessário mudar o tipo de alimento.

No caso de indústrias de alimentos, a higiene é imperativa em qualquer tipo de produção, como bebidas, laticínios, sucos e outros alimentos processados industrialmente.

O aço inoxidável também é um material que apresenta grande segurança, neutralidade química e biológica, atendendo a todos os requisitos para aplicação industrial de contato com alimentos e bebidas e, devido à sua resistência à corrosão, tornou-se o material preferido pelas indústrias.

Como é a liga do aço inoxidável

A liga do aço inoxidável, com sua combinação de ferro e pelo menos 10,5% de cromo e 30% de níquel cria uma proteção no formato de um filme passivo em sua superfície, evitando a corrosão. Este, certamente, é o principal motivo por que ele é muito utilizado na indústria de alimentos.

Qualquer outro tipo de metal, como o aço carbono, por exemplo, por não possuir a camada passiva de proteção contra a oxidação, precisa de tintas especiais para se chegar ao mesmo resultado, gerando mais trabalho e mais custos para a indústria.

Entre as facilidades e vantagens que o aço inoxidável apresenta para as indústrias do setor de alimentos, podemos destacar:

  • Facilidade na limpeza, não mantendo restos de alimentos. Por não ser um material poroso, os restos de alimentos podem ser removidos com facilidade de sua superfície;
  • Sem produção de resíduos nos equipamentos, não apresentando riscos de descascamento e de contaminação de alimentos;
  • Fácil eliminação de bactérias e de microrganismos, através de medidas higiênicas, tornando mais prática a remoção de qualquer agente contaminante;
  • Resistência a temperaturas, podendo suportar desde as mais baixas até as mais altas temperaturas, o que permite ser usado desde o armazenamento de alimentos congelados até a preparação em fornos industriais;
  • Estabilidade química, não reagindo quando em contato com outros compostos químicos, mesmo aqueles liberados por alimentos naturais ou artificiais.

O aço inoxidável é utilizado nas indústrias alimentícias para equipamentos desde os mais simples aos mais complexos, como tanques de armazenamento e de maturação.