Tanque de aço inox para produção de sucos

Resultado de imagem para tanque de aço inox sucos

Um dos principais equipamentos para a indústria de sucos é o tanque de aço inox, utilizado principalmente na produção de sucos cítricos, que são um dos principais produtos exportados pelo Brasil.

Com a utilização do tanque em inox, o produto final mantém sua qualidade, mesmo que seja transportado para outros países.

Nosso país é, atualmente, um dos maiores produtores de sucos cítricos, com grande parte do produto final destinado a outros países. A utilização do tanque de aço inox nesse tipo de produção é que permite sua qualidade, aceita em praticamente todo o mundo.

As vantagens do tanque de aço inox na produção de sucos

Como se trata de um produto bastante perecível, que exige determinados cuidados durante a fase de produção e envasamento, o suco de laranja deve ser obtido através de controles de qualidade e de segurança determinados pela vigilância sanitária. Em razão das exigências, o tanque de aço inox se torna um equipamento imprescindível para as empresas produtoras.

A partir do momento em que as frutas chegam à indústria, começa o controle de qualidade, descarregando as laranjas em rampas que as levam para silos especiais, fabricados especialmente para protegê-las até que o suco seja extraído. De todas as cargas é retirada uma amostra para ser avaliada em laboratórios, onde recebem uma classificação.

A extração do suco de laranja é totalmente automática, passando pela lavagem das frutas, sua seleção e classificação de acordo com o tamanho, buscando extrair a maior quantidade de suco de cada fruta. O bagaço e as frutas descartadas são destinadas à produção de ração animal.

As laranjas, devidamente selecionadas, são encaminhadas para máquinas extratoras, equipamentos que separam o suco, o óleo obtido das cascas e os bagaços. Depois de extraído, o suco deve passar ainda por filtros e centrífugas, onde são eliminados os resquícios de polpa e sementes, deixando o suco pronto para ser comercializado.

Durante a extração, é aproveitado o máximo de cada fruta, com as sementes destinadas a subprodutos e o bagaço para ração animal. A produtora de suco também é responsável pela produção de óleo essencial de laranja, de aroma de laranja, de polpa para ração animal e de outros subprodutos.

Utilização do tanque de aço inox para o suco

O suco obtido das frutas é armazenado em tanque de aço inox de acordo com sua classificação. Obtém-se, dessa forma, o suco não concentrado de laranja, que é exportado em qualquer tempo, sem deixar de lado seu frescor e suas qualidades.

O tanque de aço inox é um tipo de equipamento que garante essas qualidades, mantendo o sabor original da fruta para atender às exigências do público consumidor, havendo a necessidade do acompanhamento do controle de qualidade.

Na exportação, o suco de laranja deve ser concentrado, passando por um resfriamento dentro do tanque de aço inox para garantir sua conservação. O mesmo tipo de material, o inox, também está presente nos tanques utilizados durante o período de manutenção do produto nas fábricas.

O tanque de aço inox também está presente nos caminhões tanque que levam o produto para os portos, de onde o suco é exportado para diversos países, com o mesmo padrão de qualidade oferecido ao consumidor brasileiro.

O aço inox é encontrado ainda nos navios, onde tanques de aço são instalados para garantir o mesmo padrão de qualidade até a entrega do suco nos países importadores.

Como vemos, o tanque de aço inox é um equipamento básico para a produção, conservação de manutenção da qualidade do suco de laranja produzido em nosso país e comercializado até mesmo em países do outro lado do mundo.