Tanque de aço inox, a melhor relação custo x benefício

05 aço inox

A necessidade de redução de custos é uma condição básica para qualquer empresa manter sua lucratividade e garantir maior produtividade. Diante das condições apresentadas, qualquer empresa tem necessidade de buscar soluções que tragam benefícios para a produção, ao mesmo tempo em que garantem o seu lucro e o tanque de aço inox representa a melhor alternativa quando se trata de relação custo x benefício.

O tanque de aço inox, quando comparado ao aço carbono, oferece vida útil muito mais elevada, em virtude de sua alta resistência mecânica e contra a corrosão, oferecendo melhores condições para qualquer tipo de atividade industrial.

O aço inox é um produto de importância fundamental para atender os objetivos de empresas industriais com relação à redução de custo, uma vez que suas propriedades permitem a redução da espessura e uma alta vida útil, quando comparado às alternativas até então utilizadas nas empresas industriais.

Aço inox: uso mais frequente a cada ano

A utilização do aço inox tem crescido nos últimos anos, confirmando que o material é a melhor opção, cada vez mais presente em todos os tipos de indústria. Para seu uso, contudo, é de fundamental importância que as empresas procurem empresas técnicas especializadas para especificar o tipo de aço inox que melhor se adequa às suas necessidades.

O aço inox pode ser empregados nos mais diversos segmentos, podendo substituir com larga vantagem o aço carbono e outros tipos de materiais, basta entender as características de sua aplicação para especificar o mais adequado tecnicamente e que possa trazer melhor relação custo x benefício para a empresa.

Os estudos realizados sobre a competitividade do aço inox frente ao aço carbono demonstraram que o aço inox, com os devidos cuidados, pode ter o investimento pago em pelo menos 20% menos tempo do que o aço carbono.

Além dessa vantagem, o aço inox apresenta maior durabilidade que o aço carbono, menor custo de manutenção e de higienização do que o seu antigo concorrente.

Com o avanço da tecnologia para fabricação do aço inox, os novos aços inox ferríticos proporcionam maior redução de custo e agregam maior valor aos produtos através de características específicas que possibilitam um desempenho superior para as indústrias, principalmente as de alimento.

Na indústria de alimentos, o aço inox mais empregado anteriormente era o 304, muitas vezes usado simplesmente pela tradição da aplicação do tipo de aço e de seu desempenho, além de as empresas não quererem correr o risco de troca.

No entanto, a partir do ano 2000, os aços ferríticos chegaram para ficar, apresentando melhores características técnicas, trazendo maior praticidade para seu manuseio, principalmente com relação à higienização e à durabilidade.

O aço inox ferrítico, em virtude da presença de elementos químicos que fazem parte de sua composição, como o teor de cromo e de molibdênio, apresentam maior resistência, notadamente quando se trata de ambientes sujeitos à corrosão.

O aço 444, por exemplo, mostra-se muito superior ao aço 304 que, em grande parte, possui valor igual ou maior, dependendo da cotação do níquel presente em sua composição.

Outro tipo de aço inox bastante recomendado para a indústria de alimentos é o 439, que apresente resistência à corrosão inferior ao 444 ou ao 304. No entanto, aplicações já realizadas atestam ser um aço adequado para utilização em aquecimento, evaporadores e cozedores.

Indústrias de alimentos que fazem uso de aquecedores e de cozedores, e que utilizam vapor vegetal, utilizam o aço inox 439, que apresenta maior desempenho, devendo, no entanto, possui um tempo de paralisação pra proteger os tubos e evitar a possibilidade de desenvolvimento de bactérias anaeróbicas, cujo metabolismo gera ácido sulfúrico, provocando furos. Com a correta higienização, inclusive dos tubos, a corrosão pode ser evitada, mas a situação aplica-se apenas a determinadas situações e a determinadas indústrias.

O custo de um equipamento de aço carbono pode ser o mesmo que o custo do aço inox, mas a compensação é feita através da durabilidade do equipamento, que tem vida útil até seis vezes maior do que o aço carbono.

Orçamento/Contato

Dúvidas favor ligar: 54-3297-5152 ou 54-3292-5152. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>