Tanque de aço inox para produção de cerveja

Resultado de imagem para tanque de aço inox para bebidas

O Brasil, da mesma forma que alguns países como a Alemanha, a China e os Estados Unidos, está entre os maiores consumidores de cerveja do mundo. A cerveja, aliás, é uma das bebidas mais antigas da humanidade, sendo produzida desde tempos imemoriais, de forma artesanal. Com a descoberta do tanque de aço inox, no entanto, a produção vem crescendo e melhorando a qualidade do produto.

Atualmente está na moda a cerveja artesanal, produzida por cervejarias caseiras que, com o tempo, vão se transformando em indústrias respeitadas pela qualidade da bebida. Com isso, grande parte dos apreciadores de cerveja estudam como produzir uma bebida de qualidade e, quando isso acontece, os produtores procuram empresas que produzem tanque de aço inox.

Assim, tanto nas grandes indústrias como nas cervejarias artesanais, o aço inox acabe se tornando o material preferido para a produção, desde o início do processo até as choperias e cervejarias, onde o consumidor pode degustar a bebida.

A cerveja pode ser fabricada totalmente em contato com o aço inoxidável, uma vez que as propriedades desse material são mais vantajosas.

O tanque de aço inox oferece maior resistência à corrosão, apresenta maior resistência mecânica e possui maior facilidade de conformação, características que oferecem benefícios não apenas para os fabricantes de cerveja, como também para o consumidor final.

Uma das características mais importantes do aço inox é a sensação de higiene que ele transmite, mostrando-se superior a qualquer outro tipo de material utilizado na fabricação de bebidas. O aço inox não reage com os compostos liberados pelos ingredientes que compõem a bebida e, dessa forma, consegue manter inalterado o sabor da cerveja.

Tanque de aço inox em todo o processo de fabricação

Desde as primeiras fases do processo de fabricação da cerveja, o tanque inox pode ser utilizado. Na primeira fase, com a extração e conversão dos componentes do malte de cevada, do milho ou de outro cereal utilizado, que é determinante para criar um sabor especial para a cerveja, o inox participa do processo.

Na moagem dos cereis, em comparação com outros materiais, o aço inox garante a qualidade do processo, uma vez que suas propriedades mecânicas mantém a resistência estrutural e a espessura do cereal que será tratado.

Na segunda fase do processo, com a adição do lúpulo, que é considerado a alma da cerveja, e da levedura, a operação vai exigir que o produto tenha a aparência de limpeza e de clareza. Nessa fase, o líquido deve ser bombeado através de um meio filtrante e o tanque de aço inox oferece um fator importante, mantendo o material límpido e livre de qualquer contaminante.

A terceira fase do processo de produção da cerveja é a conversão química do açúcar em álcool e isso pode ser feito em tanque de aço inox, que apresenta maior propriedade de resistência à corrosão, protegendo o sabor do produto com maior economia para o produtor.

O inox, portanto, é o material que oferece melhores condições para a fermentação, resultando numa cerveja com a máxima qualidade.

Os resfriadores podem se utilizar do tanque de aço inoxidável em razão de suas propriedades de resistência a temperaturas abaixo de zero, oferecendo maior resistência estrutural, com espessura mais reduzida em relação a outros tipos de materiais. Nessa fase, a cerveja deve passar por outra filtragem, sendo, posteriormente, armazenada em tanques, ficando pronta para ser enviada para o envasamento e consumo.

O tanque de aço inox pode ser encontrado inclusive nas choperias, já que se trata de um material que apresenta melhor condição de higienização, passando uma boa imagem para o consumidor.

Além disso, o aço inox aparente sempre uma imagem de facilidade de limpeza e, com isso, o consumidor tem mais confiança em consumir um produto que, além de manter um caráter de modernidade, carrega consigo toda a tradição milenar do bom gosto de apreciar uma cerveja.