Tanque de aço inox para vinho: ideal para a produção

Resultado de imagem para Tanque de aço inox para vinho

No Brasil, a produção de vinhos vem sendo feita desde a chegada dos imigrantes alemães e italianos, principalmente no sul do país. Essa produção vem sendo aprimorada através dos tempos, havendo agora a utilização de tanque de aço inox para vinho, já que o inox é um material que garante a qualidade final do produto.

As vinícolas, tanto familiares quanto industriais, utilizam o tanque de aço inox para vinho nos mais diversos tamanhos e formatos, servindo para produtores artesanais e para grandes indústrias, oferecendo a melhor solução para qualquer quantidade de produção.

Tanque de aço inox para vinho garante os cuidados na produção

O vinho é uma bebida que deve ser fabricada com todos os cuidados, que começam no cultivo das videiras e termina apenas quanto o vinho é engarrafado e envelhecido, no momento em que é entregue e apreciado pelos consumidores.

Com o tanque de aço inox para vinho, os produtores encontraram mais facilidade na produção, oferecendo vinhos da mais alta qualidade, constatando que o inox é o melhor material que pode ser aplicado na produção da bebida.

O tanque de aço inox para vinho não é utilizado apenas para a fermentação, um processo que deve passar também por tonéis de madeira, antes de o vinho ser depositado nos tanques.

Quando se inicia a produção do vinho, é preciso usar leveduras selecionadas, que devem ser mantidas a uma temperatura específica, não podendo exceder de 25 a 34°C. Essa temperatura pode ser facilmente mantida sob controle com o tanque de aço inox para vinho, obtendo-se excelentes resultados, com vinhos finos e intensos e com aromas e sabores que são apreciados por todo amante do vinho.

O tanque de aço inox para vinho pode também ser utilizado na fase de maceração, uma etapa que pode durar de 48 horas a 5 dias, onde o produtor separa a parte sólida, contendo as cascas e sementes, usando um equipamento específico, realizando movimentos automáticos, remontando o vinho, ou seja, bombeando o mosto do fundo para a superfície, expondo as cascas para extrair mais profundamente os pigmentos que oferecem a tão apreciada cor do vinho.

O tanque de aço inox para vinho realiza essa etapa automaticamente, possibilitando total controle, funcionando como uma betoneira, que gira continuamente e faz o melhor aproveitamento do mosto para a produção final de vinho.

Tanque de aço inox para vinho: em todas as etapas de produção

O tanque de aço inox para vinho pode ser aplicado em todas as fases de produção da bebida, ou seja, tanto na chaptalização (correção do açúcar, se for necessário), quanto para o descube (fase em que e faz a separação da parte sólida, eliminando-se o bagaço).

Os produtores de vinho também se utilizam do tanque de aço inox para vinho na fermentação secundária, fase em que o vinho deve ser deixando por um determinado prazo, quando se complementa o processo de fermentação, transformando o ácido málico, mais duro ao paladar, em ácido lático, que vai deixar o vinho mais macio.

Na fase de correção do vinho para o consumo, o tanque de aço inox para vinho pode ser utilizado, fazendo a trasfega para toneis de carvalho e trocando o volume produzido entre os recipientes, deixando o vinho no ponto de consumo, depois de feitas as análises e correção do anidrido sulfuroso.

O tanque de aço inox para vinho atende toda a fase de produção de qualquer tipo de vinho, usando as mais variadas castas de uva, atendendo as receitas controladas pelos enólogos, oferecendo sempre um vinho com equilíbrio, apresentando todas as suas características tão próprias.

No final da produção, depois de passar pela fase de amadurecimento, quando o vinho é armazenado em toneis de madeira, a bebida pode ser transferida para o tanque de aço inox para vinho, onde o tempo de maturação pode ser maior, garantindo todas as peculiaridades de seu sabor, cor e aroma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *