Tanque de aço inoxidável: tipos e acabamentos

Resultado de imagem para inox stainless tank

O aço inoxidável é produzido com uma liga metálica cuja constituição é basicamente de uma mistura de ferro com pelo menos 10,5% de cromo, o que faz com que o material se torne melhor do que o aço comum, apresentando resistência ao impacto, à corrosão e às altas ou baixas temperaturas.

Conforme são adicionados outros elementos, como o carbono, o silício ou o níquel, entre outros, o aço inoxidável ganha outras propriedades, servindo para outras aplicações. A diversificação oferece às indústrias vários tipos de aço inox, que são classificados em famílias:

Aço inoxidável austenítico

A família de aço inoxidável austenítico é composta por ferro, cromo e níquel, basicamente, apresentando como principais características a resistência à corrosão, excelentes propriedades mecânicas, facilidade para soldagem e responde bem a trabalhos a frio. O aço austenítico é formado pelas seguintes subclassificações:

Aço 304

Uma liga excelente para fabricação de equipamentos para indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas, além de equipamentos hospitalares, em razão de evitar a ferrugem, mostrando alta resistência à oxidação e corrosão, não tendo alterações na composição dos produtos durante os processos produtivos.

Aço 304L

Um tipo de aço mais aprimorado, que pode ser usado para as mesmas aplicações, porém sendo mais útil em situações onde seja necessário evitar a corrosão intercristalina, diferente dos tipos de aço inox mais comuns.

Aço 316

Contando com molibdênio em sua fórmula, o aço inoxidável 316 é superior aos aços 304 e 304L, tendo aplicações em todos os tipos de indústrias.

Aço 316L

Com menor teor de carbono do que o aço 316, o 316L oferece maior resistência à corrosão intercristalina.

Aço dúplex

A liga do aço inoxidável dúplex apresente cromo, níquel, molibdênio, ferrita e austenita, oferecendo maior resistência mecânica, podendo ser aplicado em evaporadores, destiladores, dutos, tanques dos mais diversos tipos, suportando melhor a corrosão sob tensão.

Aço endurecível por precipitação

O aço inoxidável da família de endurecíveis por precipitação, como os tipos 17 e 520B, podem ser tratados termicamente, oferecendo boa tenacidade e ductilidade.

Aço inoxidável ferrítico

O aço inoxidável ferrítico, entre os quais está o tipo 430, não contém níquel na sua composição, tendo o custo reduzido e sendo mais utilizado para produtos eletrodomésticos, talheres e moedas, entre outros.

Aço martensítico

Entre as famílias de aço inoxidável encontra-se os martensíticos, que são usados para a fabricação de válvulas, turbinas e pás, produzindo materiais que exigem maior temperabilidade, atendendo à complementação do tanque de aço inox.

Acabamento das ligas de aço

O aço inoxidável também possibilita diversos tipos de acabamento, cada um deles atendendo uma necessidade industrial:

Acabamento polido

O acabamento polido aplicado ao aço inoxidável é feito com a utilização de abrasivos, sucessivamente mais finos, reduzindo a rugosidade e oferecendo um acabamento uniforme em toda a superfície do aço, gerando o brilho natural do material.

Acabamento alto brilho

No acabamento alto brilho do aço inoxidável consegue-se o perfeito brilho espelhado, utilizando diversos tipos de pastas abrasivas, deixando o aço reflexivo, como se fosse um espelho.

Acabamento acetinado

O aço inoxidável com acabamento acetinado apresenta um brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho, oferecendo maior resistência nos equipamentos de uso diário, com maior facilidade para a limpeza. O acabamento acetinado deixa o aço com pigmentos de brilho perolizado.

Acabamento escovado

O acabamento escovado do aço inoxidável é obtido através do uso de abrasivos, como lixas ou rebolos, reduzindo gradativamente a granulometria. A textura do aço inox se torna unidirecional, com reflexão difusa e com linhas curtas, no sentido do comprimento da chapa, apresentando uma quebra na lux refletida.

A tecnologia oferece sempre novos tipos de ligas de aço inoxidável para a fabricação dos tipos de tanque necessários para as indústrias. Uma das maiores vantagens apresentadas pelo aço inox é o fato de ser totalmente reciclável, o que permite sua transformação em novos produtos, sem prejudicar o ambiente e sem necessidade de obter nova matéria prima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *