Tanque de aço – Silo de aço inox para grãos

11 Silos

Os silos são o melhor equipamento para otimizar o processo de armazenagem e transporte de grãos, sendo de aplicação cada vez mais frequente nas áreas rurais e portuárias, que necessitam do equipamento para proteger a produção. Para atender as condições de proteção, o melhor equipamento é o silo de aço inox para grãos.

Além da proteção da produção rural, o silo de aço inox para grãos também contribui para a reserva dos excedentes agrícolas em anos de safra mais fartas, compensando os anos de menor produção.

Os silos podem ser fabricados com diversos materiais, como madeira, concreto, alvenaria, etc., no entanto, os mais utilizados atualmente são os silos de material metálico, o que se justifica, uma vez que esse tipo de material é mais apropriado ao armazenamento dos grãos, garantindo sua durabilidade de gerando mais proteção aos produtores.

Silos de aço inox para grãos: formas de construção

Os silos de aço para grãos podem ser construídos individualmente ou em grupos, com diversas células, colocadas lado a lado, com aberturas no topo e na base, por onde os produtores podem fazer a armazenagem, facilitando na hora de carregamento para venda.

Para os silos de aço para grãos destinados à armazenagem, o melhor material é o aço galvanizado de alta resistência, enquanto que, para armazenagem de alimentos, a preferência recai sobre o aço inoxidável, material de alta resistência e totalmente ecológico, já que pode ser reciclado, não afetando o meio ambiente.

Ainda alguns outros fatores podem interferir na escolha do material, como a capacidade do silo de aço para grãos, que pode ser feito de aço, quando instalado em áreas externas, podendo atingir entre 15 e 50 toneladas, ou de concreto, quando em ambientes internos. Nos portos, quando a armazenagem pode superar 50 mil toneladas, a recomendação sempre é de silos de aço.

A fabricação de silos de aço para grãos é feita a partir de unidades pré-fabricadas, que podem ser montados e desmontados com facilidade, economizando para o produtor e garantindo a durabilidade do material armazenado.

Com a praticidade da pré-fabricação das unidades, o produtor rural também garante a redução do tempo total de construção, já que as partes do silo de aço para grãos são parafusadas, permitindo sua montagem e desmontagem com mais facilidade. Além disso, como são circulares, garantem mais a segurança, não correndo o risco de rompimento e da perda do material armazenado. A preferência pelos silos cilíndricos, mesmo armazenando pelo menos 20% menos do que os silos retangulares ou quadrados, dá-se exatamente pelo fator segurança.

Silo de aço inox para grãos: modelos e tipos

Devido à praticidade na construção e instalação, o produtor rural tem diversas opções de silo de aço inox para grãos, como podemos ver a seguir:

1.      Silo de aço inox para grãos de base poligonal regular

Para esse modelo de silo, cada painel é fabricado com chapas de aço moldadas, de acordo com o perfil calculado, propiciando maio resistência à pressão exercia em cada face. Barras planas são soldadas ao topo, tornando a estrutura mais rígida. O silo é formado por uma base triangular, ligada por solda às barras verticais, funcionando como pilares, que podem ser preenchidos com concreto, para aumentar a capacidade de carga. O teto é fabricado com chapa de aço em forma de pirâmide.

Esse tipo de silo permite a adição de outros, usando as paredes já construídas, gerando economia na necessidade de aumento da capacidade de armazenagem.

2.      Silos de aço inox para grãos de base plana

Nos silos de base plana, a instalação é menos complexa, tornando esse modelo mais econômico. O silo pode servir apenas para armazenagem, colocado junto a outros já existentes e possuindo um sistema de elevador e de manobra, utilizando uma cinta horizontal subterrânea para fazer o seu descarregamento.

3.      Silos de aço inox para grãos com tremonhas

Nos silos com tremonhas, a descarga pode ser feita através da gravidade, não sendo necessário qualquer custo adicional para elevadores ou equipamentos. Geralmente são silos circulares, compostos de células cilíndricas, com diâmetros de até 6 metros e altura de até 20 metros, formados por chapas de aço dobradas, criando curvas, e montadas no próprio local. Esse modelo de silo permite conservar os grãos em atmosfera de confinamento.

Um dos principais problemas que os silos de aço para grãos podem ocasionar é a fermentação do material armazenado, o que exige os cuidados necessários, como a construção de silos inclinados, para facilitar o escoamento e não deixar vestígios do armazenamento anterior. Além dessa providência, também é possível instalar sistemas de areação, respiros e termometria, retirando a umidade de resfriando os grãos armazenados, tornando o ambiente anaeróbico para não prejudicar os grãos.

O sistema de silo de aço inox para grãos permite otimizar o armazenamento, o carregamento e o escoamento da produção, gerando maior lucratividade ao produtor.