Tanque misturador e suas utilidades

O tanque misturador de líquidos é um equipamento essencial para as mais diversas atividades industriais, sendo utilizado para misturar materiais em estado líquido e oferecendo como resultado uma solução homogênea, necessária para a confecção de produtos específicos.

Como se trata de um equipamento extremamente versátil, o tanque misturador é aplicado nos mais diversos tipos de indústrias, principalmente químicas, alimentícias, farmacêuticas e petrolíferas.

Contudo, para que o tanque misturador seja utilizado com eficiência, existe a necessidade de que seja produzido ele próprio com pequenos diferenciais, que irão garantir maior segurança nos procedimentos e aplicações, oferecendo produtos de alta qualidade.

Diferenciais para o tanque misturador

O tanque misturador deve apresentar algumas características básicas, como eficiência total, alta durabilidade e padrão de tecnologia avançado, para atender as necessidades de cada empresa.

A produção do tanque misturador deve ser feita com matéria prima que possibilite rastreamento, além de passar pelos mais diversos ensaios e inspeções internas e externas, contando com projetos específicos, determinados pelo próprio cliente, para que possa cumprir com sua função.

A fabricação do tanque misturador deve ser feita por uma empresa que tenha profundos conhecimentos do material utilizado, principalmente porque a utilização de aço inox e aço carbono exigem técnicas específicas e detalhadas para que o equipamento produzido possa atender às necessidades do cliente.

O tanque misturador atende as mais diversas aplicações na indústria, podendo servir para indústrias químicas e petroquímicas, indústrias farmacêuticas e, principalmente, indústrias de bebidas e de alimentos, já que oferece maior higiene e garante total segurança para o produto final, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária e não oferecendo qualquer risco ao consumidor.

Embora seja uma etapa das mais práticas no processo de fabricação de bebidas e alimentos, sem o tanque misturador não é possível conseguir uma mistura homogeneizada perfeita que possa oferecer a qualidade exigida para a bebida produzida.

Vantagens do tanque misturador na indústria de bebidas

As vantagens oferecidas pelo tanque misturador industrial podem ser percebidas a partir do primeiro momento de sua aplicação. O tanque misturador economiza tempo e energia, oferecendo maior produtividade em menos tempo e atendendo todas as necessidades de produção.

Ao mesmo tempo, com sua automatização nos processos industriais, o tanque de mistura permite conseguir a viscosidade esperada, com uma precisão absoluta, atendendo todas as expectativas do produtor.

No processo de produção de bebidas e alimentos, a matéria prima deve passar por diversas etapas e uma das mais importantes é a agitação e mistura. Para esse processo, a indústria de tanques industriais vem desenvolvendo produtos com a mais alta tecnologia, projetadas especificamente para trabalhar de acordo com o resultado esperado de cada bebida.

Características principais do tanque misturador

O tanque misturador, para atender às necessidades de cada tipo de fabricação de bebidas ou de alimentos, deve apresentar algumas características principais, considerando, entre outras:

·         Material aplicado, devendo ser utilizados os aços inox 304 ou 316L, podendo apresentar os mais variados acabamentos, como, por exemplo, escovamento, acabamento grau sanitário dentro das especificações das normas técnicas da ABNT, polimento espelhado mecanicamente ou eletropolimento;

·         Acabamento final, podendo fabricar tanques encamisados, meia-cana ou com isolamento térmico (podendo ter as duas condições), oferecendo aquecimento através da própria camisa ou através de resistências elétricas;

·         Fundo cônico ou abaulado, dependendo das necessidades exigidas pelo fabricante de produtos alimentícios ou bebidas;

·         Tampo bipartido, toricônico ou torisférico, também atendendo as necessidades do produto final.

Com essas características e as especificações detalhadas do projeto especialmente desenvolvido para cada tanque misturador, o equipamento pode ser aplicado em processos de produção de alimentos e bebidas, como, entre outros:

·         Molhos;

·         Polpa de frutas;

·         Salmoura;

·         Pasta de amendoim;

·         Óleos vegetais;

·         Massas;

·         Laticínios;

·         Sucos;

·         Refrigerantes;

·         Vinho;

·         Cerveja;

·         Achocolatado;

·         Farinhas e

·         Mistura de sopas em pó.