Tanque misturador para cervejaria: essencial para a boa cerveja

11-tanque-misturador

A cerveja é uma bebida que acompanha a humanidade há mais de 6 mil anos, sendo sempre fabricada dentro de um mesmo processo, exigindo, entre outros equipamentos, o tanque misturador para que o mosto possa ser transformado na bebida que, na antiguidade, era parte do cardápio diário de mesopotâmios e egípcios, entre outras civilizações.

Hoje, a cerveja tornou-se novamente vedete para o cardápio de muitos restaurantes e estabelecimentos voltados para a produção de cerveja artesanal, voltando a ser apreciada mais pela sua textura, pelo seu aroma e pelo sabor de cada receita nova apresentada ao mercado, que sempre busca na diferenciação para atrair consumidores. O tanque misturador para cerveja é um equipamento essencial para quem se dedica a esse mercado..

Tanque misturador para cervejaria artesanal

A cervejaria artesanal exige muito conhecimento do produtor, principalmente com relação ao processo de produção da bebida. O tanque misturador para cervejaria artesanal atende exatamente esse processo, já que pode ser fabricado para receber quantidades de 50 até 2 mil litros, dentro das necessidades de cada cervejaria.

Para atender essas diversas necessidades, o cervejeiro encontra no tanque misturador para cervejaria o melhor equipamento, podendo competir com seu produto no mercado e atrair a clientela com a receita infalível encontrada, dando mais corpo e consistência à cerveja e deixando-a na textura exigida pelo mercado.

Para o cervejeiro que está começando na sua atividade, que está ainda buscando a projeção no mercado e testando novas receitas, o tanque misturador indicado é o de menor porte, quando poderá buscar novas técnicas para sua produção, apresentando ao mercado um produto inédito. A partir daí, depois de testada sua produção, poderá partir para o aumento de sua linha de produção, com tanque misturador de maior capacidade, porém sempre dando atenção à quantidade de ingredientes para manter a qualidade inalterada.

O projeto de uma cervejaria artesanal não fica restrito ao tanque misturador, embora esse seja um equipamento de substancial importância. A cervejaria artesanal deve também ter aparelhos de contrapressão, bombas de transferência, tanques de armazenamento, caldeira, barril de enchimento, mas o tanque misturador é o básico para se conseguir uma cerveja artesanal de qualidade.

Tanque misturador de acordo com a bebida produzida

É importante que o cervejeiro artesanal também tenha atenção quanto ao tipo de bebida produzida para o projeto do tanque misturador. Dependendo da cerveja, será necessário um equipamento mais robusto, fabricando e montado dentro de especificações necessárias. Isso exige a busca de uma empresa que possa garantir a qualidade e a resistência do tanque misturador para que o projeto do cervejeiro alcance o objetivo previsto em seu planejamento inicial de cervejaria.

A produção da cerveja artesanal tem início exatamente no tanque misturador, com a moagem para liberar o endosperma, possibilitando a melhor atuação das enzimas na quebra da cadeia de amidos, que serão transformados em açúcar, que possui menor peso molecular.

Em seguida, a produção de cerveja artesanal passa pelos outros processos, como o mostro, armazenado em tanque misturador, onde se faz a agitação para promover a hidrólise do amido. E o tanque misturador ainda participa do processo de fabricação da cerveja artesanal durante a filtragem, onde é necessário separar o mosto do bagaço de malte.

Além disso, o tanque misturador também pode servir para o processo de fermentação da cerveja artesanal, quando o açúcar é convertido em álcool e gás carbônico, um processo que pode chegar a uma semana, para que a cerveja possa, em seguida, passar pelo processo de maturação e pasteurização, conforme a receita do cervejeiro exigir.