Manter a personalidade original e o sabor característico das uvas para a formação do vinho é um processo delicado que passa por tanques de aço inox.

Os produtores de vinho consideram o tanque de aço inox insípido e neutro, o que pode preservar a personalidade original e o sabor característico das uvas. Assim o vinho produzido é mais puro e natural.
Benefícios dos tanques de aço inox para vinho
Um dos benefícios de usar tanques fabricados com aço inox é a possibilidade de controlar a velocidade de oxidação dos vinhos. Embora pequenas aberturas em barris de carvalho proporcionem um ambiente microoxigenante, a taxa de oxidação relativamente incontrolável representa um desafio para os produtores de vinho.
Tanques de aço inox são diferentes, suas características de estanqueidade permite que as vinícolas controlem a velocidade de oxidação dos vinhos. Uma oxidação moderada pode ser realizada de acordo com o sabor do vinho testado, o que permite monitorar a qualidade da bebida com mais precisão.
Tanques de aço inox são fáceis de limpar
Outro fator importante para a indústria do vinho é a higienização dos equipamentos. A superfície lisa de contato do tanque de aço inox é fácil de limpar, o que pode reduzir a influência dos resíduos da vinificação anterior. Sem dúvida, esse também é um dos benefícios do uso do tanque de aço inox. Em vinícolas modernas com melhores condições, o sistema de limpeza CIP será normalmente instalado.
Quando se trata de manutenção, o processo é simples. Isso porque o aço inox não é poroso por natureza e não há rachaduras onde as bactérias possam se esconder. Isso significa que você não precisará higienizá-los com tanta frequência. Limpá-los é muito fácil, graças ao seu interior polido e cantos arredondados. Uma simples lavagem resolve o problema.
Tanques fermentadores de vinho
Além disso, a temperatura de fermentação é crucial na produção de um bom vinho. Há alguns pontos importantes a considerar antes de escolher um fermentador de vinho. O mais importante é o tipo de vinho que você produzirá: branco, tinto ou rosé.
Isso o levará a optar por fermentadores de topo aberto para vinho tinto ou fermentadores de topo fechado (selados) para vinho branco e rosé. Outra questão é quanto do caráter e aroma da uva você deseja preservar. Se quiser preservar o sabor frutado, você deve procurar fermentadores inertes. Outras coisas que você deve ter em mente são economia, confiabilidade e manutenção.
Tanques de aço inoxidável são leves para seu tamanho. Quando vazios, os menores podem ser facilmente manuseados por uma única pessoa. Alguns modelos vêm equipados com rodas e saias para empilhadeiras, proporcionando mobilidade incomparável.
Tanques de aço inox para vinho
Tanques de aço inox são o tipo de recipiente mais popular para a produção de vinho. Eles surgiram na década de 1950 e conquistaram a indústria do vinho. É difícil encontrar uma vinícola que não os utilize em seu processo de vinificação hoje em dia.
Existem duas categorias principais de tanques de aço inoxidável: tanques fechados e tanques abertos. Os tanques fechados também são conhecidos como tanques selados, pois são completamente fechados. Os tanques abertos também são chamados de tanques de capacidade variável, pois possuem uma tampa “flutuante”.
A tampa é fixa na superfície do líquido, movendo-se conforme o nível muda. Ela também pode ser completamente removida. Isso permite que você use um único tanque para cada tipo de vinho e estágio de fermentação, incluindo o envelhecimento.
Tanques de aço inox podem ser fabricados de diversas maneiras. A maioria dos fabricantes de tanques de vinho tem a possibilidade de personalizar o projeto do fermentador. Por exemplo, você pode ajustar as dimensões, o formato, as válvulas e os acessórios conforme sua preferência.
Graças às suas propriedades, o aço inox e o vinho são uma combinação perfeita. O aço inox é quimicamente inerte e impermeável ao oxigênio. Isso significa que ele não transmite sabores ou aromas indesejados. Isso faz com que o caráter das suas uvas se expresse com mais sutileza.
Se você deseja ainda mais controle sobre o processo de fermentação, pode equipar o tanque de vinho com uma camisa de resfriamento de glicol com cavidades. Isso permitirá que você ajuste a temperatura interna do tanque de fermentação. Além disso, o tanque pode ser revestido com espuma isolante para ajudar na eficiência térmica.
Conclusão
Existem várias razões pelas quais os tanques de aço inox são um fenômeno global. Eles são extremamente duráveis, confiáveis e fáceis de manter. Ao contrário de outras opções, eles duram décadas. Além disso, oferecem um nível de controle sem precedentes do processo de fermentação. E, para completar, os tanques de aço inox são os recipientes de fermentação mais versáteis que existem.
Veja também: Tanques de aço inox para suco