Por que o aço inox é ideal para a indústria alimentícia?

O aço inox é frequentemente usado em tanques, tubos, bombas e trocadores de calor na indústria alimentícia. Assim sendo, comparado a outros materiais, certamente você verá inúmeras vantagens.

indústria alimentícia
Tanque de aço inox

Por exemplo: o aço inox é resistente, tem relativamente boa usabilidade e boa capacidade de limpeza. Além disso, alta resistência à corrosão e uma superfície inerte, de modo que o material não libera substâncias que podem acabar com o resultado final do produto.

A melhor escolha para a indústria alimentícia

Independentemente da introdução de outros materiais, os tanques de armazenamento de aço inox continuam a ser a melhor escolha em termos de compatibilidade, durabilidade e preço. 

Esses tanques exigem pouca manutenção em comparação com as outras opções disponíveis. Quando se trata de tanques de armazenamento para a indústria alimentícia, a excelência do aço inox é muito mais notável.

O aço inox é mecanicamente forte

Com a adição de carbono, o aço inox é muito mais resistente do que, por exemplo, o ferro puro. Mesmo após décadas de uso pesado, o material mantém suas propriedades. Além disso, requer manutenção mínima.

Um fator importante é que não há reação química quando o aço inox entra em contato com alimentos ou água. O cheiro e o sabor do produto alimentar não são alterados pelo aço inoxidável.

Há vários requisitos para instalações de tanques na indústria de alimentos. Portanto, no projeto de fabricação é preciso atender a todas as normas dos órgãos reguladores para oferecer um produto de qualidade ao consumidor final. Sem dúvida, com o aço inox esses requisitos são facilmente atendidos.

Excelente capacidade de limpeza

Diferentes processos de produção na indústria alimentícia lidam com bactérias, fungos, patógenos e outros. Esses microrganismos têm mais dificuldade em se prender à superfície lisa e polida de materiais de aço inox. Além disso, o aço inox é de fácil limpeza, resultando em fácil remoção de possíveis contaminações.

Aço inox é durável

O aço inox tem muitas características favoráveis ​​que o tornam um material adequado para a produção e processamento de uma variedade de alimentos, líquidos, ingredientes e outros compostos. Portanto, tem muitos valores únicos, além de ser durável, versátil e reciclável.

O aço inox requer manutenção mínima, superando muitos outros materiais concorrentes e ainda é altamente resistente à corrosão. Como o aço inox reage com poucos produtos químicos, isso significa que qualquer solução de limpeza pode ser usada nele.

Aço inox versus cobre

O aço inox é consideravelmente mais barato que o cobre. No entanto, o cobre pode ajudar a remover os sulfitos, que geralmente têm um impacto negativo no sabor dos produtos. 

Por essas razões, os destiladores de cobre são usados ​​com mais frequência em operações de pequenos lotes e os destiladores de aço inox são usados ​​em operações de grande escala. 

Mas, é possivel obter o mesmo efeito de remoção de sulfureto em um destilador de aço inox, embalando sua coluna com uma malha de cobre. 

Benefícios de usar tanques de aço inox na indústria alimentícia

– Ao contrário de outros materiais, o aço inox pode ser utilizado em todas as etapas do processo produtivo, desde o armazenamento, fermentação, mistura e tratamento.

– O aço inox contém um alto teor de cromo, o que é benéfico porque o cromo forma um revestimento tipo invisível sobre a superfície do aço inox que o protege da exposição a certos elementos como manchas e a corrosão.

– Os microrganismos prosperam em certos produtos alimentícios, portanto, uma higiene rigorosa é obrigação. Por esse e outros motivos, o aço inox é amplamente utilizado em itens como tanques, tubulações, válvulas, bombas e trocadores de calor porque pode ser mantido extremamente limpo.

– O aço inox é forte, facilmente esterilizável e não contamina nem dá sabor ao produto. Portanto, esse material não altera as características dos produtos alimentícios que serão armazenados nos tanques.

– Devido a sua superfície lisa, reduz o risco de corrosão.

– É mais agradável esteticamente do que outros materiais e pode melhorar a aparência geral de uma empresa de produção.

– O aço inox é um material ecologicamente correto e 100% reciclável. Assim sendo, depois de certo tempo de uso, e isso pode levar até 20 anos, o tanque de aço inox pode ser reciclado.

Veja também: Vantagens dos tanques de aço inox para fabricação de vinho