O aço inox é a escolha ideal para o manuseio de produtos na indústria de medicamentos. Isso porque é durável, sendo capaz de resistir a componentes químicos usados para higienizar produtos farmacêuticos.

Além disso, tem uma tolerância a altas temperaturas e resiste a muito calor. No entanto, existem diversos tipos de aços, bem como usos diferentes na a indústria de medicamentos. Assim sendo, o principal deles está na fabricação de tanques de armazenamento.
Aplicações do aço inox na indústria de medicamentos
Portanto, diferentes tipos de aço inox são usados para diferentes aplicações na indústria de medicamentos. Alguns usos comuns incluem:
– Cestos de lavagem de peças
– Recipientes de processamento de produto
– Processamento de amostras
– Manuseio de produtos sanitários
– Incineração ou descarte de amostra
Então, você não sabe qual aço inox usar? A seguir, as descrições dos diferentes graus de aço inoxidável e como eles podem ser usados na indústria de medicamentos.
Propriedades e usos do aço inox grau 304
Primeiramente, vamos falar sobre o aço inox 304, que é uma das formulações mais comuns do mercado. De fato, ele é frequentemente usado em aplicações de lavagem de peças devido à sua alta resistência à corrosão química.
Este tipo de aço inox também é usado para instrumentos cirúrgicos porque tem a capacidade de resistir à oxidação. Além disso, pode ser limpo e esterilizado com mais facilidade.
Desempenho em geral
Em comparação com algumas outras variedades de aço inox, o 304 têm um desempenho geral sólido por um custo (comparativamente) modesto, mas nem sempre é a melhor opção. Isso porque os cloretos podem degradar o metal, causando corrosão, o que prejudica seu desempenho.
Propriedades e usos do aço inox grau 316
O próximo na série 300 de aços inoxidáveis austeníticos é o grau 316. Essa variedade de aço contém mais níquel e molibdênio do que o 304, o que ajuda a aumentar a resistência do metal à corrosão por exposição a cloretos (como o sal).
Em geral, o aço inox 316 é usado em utensílios de cozinha, em aplicações navais e na indústria de medicamentos. Portanto, pode ser usado para quase todas as aplicações. Muitas vezes é preferível para amostras e manuseio de materiais onde soluções salinas ou produtos químicos salgados semelhantes podem entrar em contato com o metal.
Saneamento
Também é útil para processos de saneamento de alta temperatura, pois tem uma temperatura máxima de uso contínuo em torno de 800˚C. Sem dúvida, isso é mais do que o suficiente para matar agentes microbianos e higienizar a superfície do aço.
Uma variante desse aço, chamada 316 L, é uma versão de baixo carbono da liga que tem maior resistência aos corrosivos e melhor soldabilidade ao custo de alguma resistência à tração.
Em muitas aplicações de fabricação farmacêutica, 316 L é preferido ao aço inox 316 porque a diferença na resistência à tração é insignificante.
E quanto aos aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos?
Os aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos são menos populares para a fabricação de produtos da área farmacêutica do que as variedades austeníticas, como grau 304 e 316.
Isso se deve em grande parte ao seu menor teor de níquel em comparação com ligas de aço inox austenítico (o que os torna mais suscetíveis à corrosão).
Além disso, as ligas ferríticas são magnéticas, o que pode representar um problema para alguns equipamentos. Embora também possa ser desejável para certos processos.
Melhorando o uso do aço para aplicações farmacêuticas
Embora o aço inoxidável com acabamento natural seja certamente útil para aplicações na indústria de medicamentos, muitas vezes é preferível eletropolir o aço.
O eletropolimento de aço inox remove suas camadas superficiais, eliminando pequenas falhas e deixando um acabamento microscopicamente liso.
Processo de eletropolimento
Ao eletropolir diferentes tipos de aço inox, é possível melhorar ainda mais a esterilidade do aço e facilitar a higienização.
A superfície lisa do aço eletropolido torna ainda mais difícil para os micróbios aderirem ao aço, tornando-o mais fácil de limpar.
Conclusão
Por fim, existem diferentes graus de aço inox de acordo com a composição, mas nem todos são adequados para tanques de armazenamento. É importante usar um material que não reaja com o produto ativo ou excipientes usados na fabricação de medicamentos.
Veja também: Vantagens do uso de tanques de aço inox na indústria química