Conheça diferentes graus de aço inox

Muitas pessoas não têm conhecimento da composição do aço inox. Por isso neste artigo vamos conhecer diferentes graus de aço inox e suas aplicações.

Muitas indústrias preferem o aço inox para a fabricação de tanques de armazenamento em razão de sua resistência e durabilidade.

Os graus de aço inox

Vamos começar falando do grau 316L que é utilizado em peças com espessura de 4 mm ou mais que serão soldadas, mas não recozidas após a soldagem. Peças fabricadas com este tipo geralmente são limitadas a determinadas temperaturas. As propriedades físicas e os tratamentos térmicos são semelhantes ao Grau 316.

Já o grau 303 foi desenvolvido para melhorar a usinabilidade do grau 304. Esse tipo é utilizado em processos de produção que envolvem usinagem extensiva em máquinas. Sendo assim, contém 18% de cromo e 8% de níquel. Enxofre ou selênio são adicionados para fornecer excelentes propriedades de usinagem livre e antigripante.

A adição de enxofre ou selênio reduz a resistência à corrosão. No entanto, o grau 303 não deve ser usado em água. Além disso, não é recomendado para soldagem, pois não deve suportar.

O Grau 253MA é utilizado em altas temperaturas. Possui excelente resistência à oxidação e excelente resistência a temperaturas elevadas. Este grau apresenta excelente resistência à corrosão e erosão em altas temperaturas na maioria dos ambientes.

Também apresenta boas propriedades de conformabilidade e soldabilidade. Mas possui uma faixa de temperatura que não deve ser ultrapassada. O 253MA contém cerca de 22% de cromo, 11% de níquel e 0,09% de carbono, com cerca de 0,05% de metal adicionado para melhorar a capacidade protetora do óxido.

Graus ferríticos

Aços inoxidáveis ​​ferríticos apresentam resistência, ductilidade e características de fabricação semelhantes aos aços carbono, com resistência à corrosão muito superior. Este grupo inclui de 10,5% a 22% de cromo, que não possuem a adição de níquel dos aços austeníticos. A quantidade de cromo controla a resistência à corrosão, e existem algumas classes especiais onde há uma adição extra de molibdênio.

A limitação das classes ferríticas é que as soldadas em algumas classes carecem de tenacidade, e elas especificamente são usadas em aplicações estruturais. Portanto, estão disponíveis principalmente como chapas e bobinas. As classes ferríticas não podem ser reforçadas por tratamento térmico e não são muito reforçadas por trabalho a frio, por isso são geralmente usadas na condição recomendada. Todas as classes ferríticas são magnéticas em todas as condições.

Graus Duplex e Super Duplex

Este grupo de aços inoxidáveis ​​consiste tipicamente em partes iguais de austenita e ferrita. Este grupo possui de 18 a 29% de cromo, 3 a 8% de níquel e vários outros elementos, especialmente molibdênio e nitrogênio. Os duplexes oferecem vantagens sobre os aços austeníticos.

Eles são fortes, com o dobro ou mais do limite de escoamento dos aços austeníticos comuns, e são altamente resistentes à corrosão sob tensão por cloreto. Os aços com ligas mais altas apresentam excelente resistência à corrosão por pites e frestas em muitos ambientes.

Os aços duplex não são tratáveis ​​termicamente e têm uma resposta baixa ao trabalho a frio, por isso são usados ​​na condição recomendada. Eles são simples de soldar e fabricar, embora não tão simples quanto os aços austeníticos. Os aços duplex são magnéticos em todas as condições.

Aço inox: Qual é a diferença entre 304 e 316?

Conformabilidade

Em termos de conformabilidade, o Tipo 304 é considerado a opção superior. A combinação de menor resistência e menor taxa de encruamento torna o 304 mais fácil de estiramento e conformação. Embora o 316 possa normalmente ser estirado e conformado de forma semelhante ao 304, variações de temperatura podem afetar a facilidade desses processos. Por exemplo, o 316 pode se tornar magnético quando trabalhado a frio.

Resistência à Corrosão

Graças ao teor de cromo no 304, ele apresenta excelente resistência à oxidação e corrosão. Mas, para um grau maior de resistência à corrosão, o 316 é uma aposta mais vantajosa. O teor de molibdênio no 316 também o torna mais resistente a produtos químicos agressivos e ambientes conhecidos por causar corrosão. Por isso, o 316 é mais adequado para aplicações ou ambientes onde será exposto a condições climáticas extremas, água salgada ou produtos químicos fortes.

Soldabilidade

Os aços inoxidáveis ​​da série 300, que incluem os aços 304 e 316, são metais austeníticos. Como tal, estão entre os metais mais facilmente soldáveis ​​disponíveis atualmente. Normalmente, podem ser soldados por qualquer processo de soldagem, mas em alguns casos, é necessária atenção especial à formação de trincas a quente e à perda de resistência à corrosão.

Veja também: Tanques de aço inox na produção do leite e derivados

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.