A importância do aço inox para os tanques de armazenamento

O aço inox é uma excelente escolha para os tanques de armazenamento porque ele pode garantir o armazenamento seguro de qualquer tipo de produto, seja água, bebida, componentes químicos ou alimentícios. Isso porque são higiênicos, duráveis e resistentes.

tanques de armazenamento
Tanques de armazenamento

Além disso, evita a formação de bactérias em seu interior, pois bloqueia os raios ultravioleta em 100% de sua superfície. Os tanques de aço inox possuem alta resistência à exposição solar, não emitem toxinas, são fáceis de instalar e possuem longa vida útil. Aliás, o aço inox tem a capacidade de regenerar sua camada passiva se mantido em condições adequadas.

O que é o aço inox?

Antes de mais nada, é importante saber o que é o aço inox para entender sua importância para os tanques de armazenamento. O aço é basicamente uma liga ou combinação de ferro e carbono, sendo que a proporção de carbono na formação do aço influencia suas características. 

Às vezes, outros elementos de liga específicos, como cromo ou níquel, entre outros, são adicionados para fins determinados de acordo com o uso final do aço produzido. 

Aqui estão os tipos mais comuns de aço inox presentes na indústria de tanques de armazenamento:

Aço Inox Austenítico

Esse tipo de aço é anticorrosivo, ou seja, resistente à corrosão. Por isso, é ideal para a fabricação de equipamentos para a indústria alimentar, indústria química, petroquímica e farmacêutica. Além disso, pode ser usado na construção civil, louças e utensílios domésticos.

Aço inox ferrítico

Mais barato e resistente à corrosão esse tipo de aço está presente em eletrodomésticos (cozinhas, geladeiras, etc.), bem como balcões refrigerados e na indústria automotiva.

Aço Inox Martensítico

Em razão de sua dureza, o aço inox martensítico compõe talheres e instrumentos cirúrgicos, assim como discos de freio para automóveis.

Benefícios do aço inox para os tanques de armazenamento

O aço inox oferece diversos benefícios para os tanques de armazenamento, entre eles podemos destacar os seguintes:

Tanques de aço inox podem ser reciclados  

Os tanques de aço inox são amigáveis ​​à natureza, pois podem ser reciclados. Isso se deve principalmente ao fato do aço inox ter uma longa vida útil, por isso pode ser reciclado dando a esse material uma segunda vida útil.

Resistência 

Mesmo com pessoal experiente e treinado, é preciso considerar que os tanques de aço inox estarão potencialmente em uso durante todo o dia.

Isso significa tensões mecânicas em seus componentes devido ao manuseio, proximidade e tráfego de operadores, bem como proximidade de máquinas. 

Além disso, é preciso considerar os requisitos de pressão e temperatura e a exposição a ambientes agressivos, ou as características da substância que está sendo armazenada. 

Ciclo de vida estendido

Além de considerar a resistência dos tanques, o design e o material também devem ser escolhidos considerando que eles serão usados ​​por muitos anos. 

Além de proporcionar um espaço seguro e resistente para os materiais armazenados, o ideal é encontrar a combinação perfeita de aço inox de acordo com o tipo de substância que será manuseada, bem como os processos em que serão utilizadas.

Portanto, um tanque em ótimas condições, permite a recuperação do investimento inicial, por não se preciso substituí-lo em pouco tempo. 

Tanques de aço inox resistem à oxidação

Um fator importante a ser considerado é a alta resistência à cavitação, corrosão em fendas, bem como ao desgaste. O aço inox oferece uma durabilidade tremenda aos tanques em comparação com o concreto ou plástico.

Uma grande vantagem é que o aço inox resiste à oxidação pela água, assim como aos biocidas, o que é um recurso benéfico para uma empresa que trabalha com água ou outros materiais corrosivos. Além disso, um revestimento externo ou interno não é necessário para tanques de aço inox.

Reciclável

É considerada uma liga metálica segura, o que significa que é amiga do ambiente. No entanto, houve grandes avanços na produção do aço inox. Esses avanços se concentram no uso de energia e recursos naturais.

Na maioria das vezes, os novos tanques contêm de 60 a 70% de material reciclado, tornando-os biodegradáveis ​​e recicláveis. Sem dúvida, isso pode ajudar a reduzir a emissão de carbono de um fabricante.

Veja também: Vantagens dos tanques de aço inox para fabricação de vinho

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.