Tanque de aço inox para a produção de suco de maçã

Assim como vinhos e os sucos de laranja, o suco de maçã industrial também passa pelo tanque de aço inox em seu processo de fabricação. Uma indústria de suco de maçã, por exemplo, pode transformar até 40 toneladas da fruta em suco no período de um ano.

tanques de aço inox
Tanques de aço inox

No Brasil, cerca de 90% da produção de suco de maçã é feita na época da colheita da fruta, que na Serra Gaúcha se dá entre os meses de janeiro e março. Neste artigo vamos explicar melhor como funciona o processo de geração do suco de maçã.

Armazenamento em tanque de aço inox

As maçãs geralmente são armazenadas em um tanque de aço inox por várias horas. Logo após esse período de descanso, a produção do suco pode começar. Assim sendo, as maçãs são retiradas dos silos de aço para a realização de uma lavagem com jatos de água para que todas impurezas sejam removidas.

Novamente, as frutas são colocadas em um tanque de aço inox, onde se adicionam enzimas que quebram a estrutura celular da fruta, permitindo a máxima extração do suco. Em seguida, as maçãs são transferidas para reservatórios de maceração, onde permanecem de 60 a 90 minutos até que o suco seja extraído.

Fluxograma

As indústrias adotaram um fluxograma de processamento de suco de maçã, o qual se chamou de Fluxograma de Gonçalves, porque esse é o sobrenome do autor do processo. O fluxograma propõe que os produtores do suco de maçã industrial sigam o seguinte processo:

Recepção – Seleção e Limpeza – Lavagem – Trituração – Adição de Enzimas – Prensagem – Clarificação Enzimática – Filtração à Vácuo – Enlatamento dos Sucos de Maças – Exaustão do Ar – Enlatamento e Regravação – Pasteurização – Rotulagem – Conservação.

Controle de qualidade

O controle de qualidade dos sucos deve ser muito rigoroso. Em cada etapa do processo amostras são retiradas para que haja certeza que o controle higiênico foi bem executado. O suco flui de um lugar para outro através de imensos tanques de aço inox. Em seguida, se dá o processo de pasteurização.

O suco entra no permutador e é aquecido a 88°C e depois rapidamente resfriado a 50°C. Depois adicionam-se também enzimas que hidratam a pectina. Feito todo o processo, o suco pode ser armazenado em tanques por até um ano, sem a adição de conservantes.

O suco de maçã, cujo início do processo se deu no tanque de aço inox, é finalizado com o processo de embalagem. Isso pode ser feito em garrafas PET ou em caixas de papelão cartonadas como as de leite, por exemplo.

Por que usar um tanque de aço inox para a fabricação do suco

O tanque de aço inox funciona de forma eficiente para armazenar qualquer tipo de produto. Isso porque não sofre corrosão facilmente, proporcionando segurança ao usuário. Tanto a partir do interior do tanque quanto da superfície externa, o tanque de aço inox é fácil de limpar.

A principal diferença entre o aço inox e o aço carbono é o elemento químico chamado cromo. O cromo é o meio que oxida o oxigênio neutralizado que escoa para a superfície do metal e que funciona como uma camada protetora do material.

Por ser inox, no entanto, ele ainda pode estar manchado e corroer, mas não é facilmente comparado ao aço comum.

Existem diferentes tipos de aço inox. Aqueles com maior resistência aos ambientes marinhos são da mais alta qualidade. No entanto, sua resistência e durabilidade de todos os tipos de classe são quase as mesmas.

Ele tem uma resistência melhor do que um tanque de água de plástico, por exemplo. A manutenção do tanque é simples e não exige produtos especiais. A limpeza pode ser feita usando simplesmente água e sabão.

Tamanho do tanque de aço inox

O tamanho do tanque que você deve obter dependerá da capacidade necessária de uso. Existem calculadoras de tanques de água disponíveis online que podem inicialmente computar o consumo de água. Mas para propósitos maiores, é necessário o conselho de um especialista.

Na primeira compra, é preferível adquirir uma caixa d’água de tamanho menor e no caso de planejamento de expansão, então seria o melhor momento para adquirir uma caixa d’água maior com material de tanque adequado às suas necessidades. Dessa forma, você será orientado sobre o material do tanque mais adequado para sua localização e necessidades de armazenamento.

Veja também: Vantagens dos tanques de aço inox para cervejarias

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.