Tanques de aço inox na produção de iogurtes

Os tanques de aço inox são comumente usados em diferentes industrias para garantir a qualidade final dos produtos armazenados. O que torna o aço inox o preferido na fabricação dos tanques é o fato de ser mais durável, não enferrujar e ser altamente durável.

Tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Quando se trata de armazenar iogurte, se torna ainda mais importante usar um tanque adequado para esse fim. Afinal, produtos laticínios são amplamente consumidos pela população.

A produção do iogurte

Tudo começa com o tanque que receberá o leite, geralmente construído em aço inoxidável. Ainda com acabamento sanitário, munido de tampa e passador, tem o objetivo de filtrar qualquer impureza que passe e venha a contaminar o leite. Geralmente, esses tanques possuem capacidade de até 150 litros (essa capacidade varia para cada fabricante).

Além disso, é necessário que o leite passe por um processo de agitação, em um equipamento, também produzido em aço inox. O próximo passo envolve o uso de baldes com capacidade para 15 litros cada, munidos com bico e alça, altamente construído também com aço inox.

Passo 2

Como vimos anteriormente, eles previnem que estes materiais fiquem livres da oxidação, ou seja, a tradicional ferrugem. Além disso, o processo também envolve uma bomba centrífuga, também em aço inox, que será responsável por bombear o leite do tanque de recepção para o tanque de processamento (para recebimento de leite in natura).

O tanque de fabricação de iogurte (iogurteira ou fermenteira), geralmente também construído em aço inox, precisa de uma camada de isolamento. Além do acabamento sanitário, com capacidade para 200 litros. No mercado, para esta parte do processo, existem opções em que é possível manter um sistema de aquecimento por calor (vapor).

Sistema de aquecimento

Esse tipo de tanque deverá vir adaptado com sistema de aquecimento por gás doméstico e queimadores que permitam um bom desempenho. Contando ainda com um sistema de moto redutor com agitador, desmontável em aço inoxidável. Completando, dessa maneira, a circulação de água gelada e água industrial.

Logo após, o conteúdo vai para uma máquina de envase onde será preparado antes do processo que permitirá colocar o produto em embalagens. Esse sistema passa por um processo com mesa de rodízios, antes da finalização e preparação.

Mas antes de ser separado para a entrega aos fornecedores das redes de supermercados e derivados, o iogurte passa por uma unidade compacta para refrigeração da câmara frigorífica Nesse local ocorre o controle automático de temperatura, com motores dimensionados conforme a disponibilidade da região.

A temperatura interna de funcionamento é de – 20ºC. Nesse processo, é adicionada uma unidade compacta para produção de água gelada.

O aquecimento

Assim como passa por um processo de resfriamento, o conteúdo agora precisa ser aquecido para que seja pasteurizado, como:

  • Uma das maneiras de fazer a pasteurização é por meio do vapor, um dos elementos essenciais numa industrialização de alimentos, pois é o elemento que fornece o calor, consequentemente a pasteurização, o cozimento, a esterilização.
  • Para a produção do vapor é necessário que o equipamento seja equipado com uma caldeira.
  • A caldeira utiliza inúmeros elementos combustíveis, como a lenha, o óleo diesel, o óleo BPF, bagaço de cana e gás.
  • Pode ser operada manual ou automaticamente, sendo o seu custo relacionado com o tipo de combustível e funcionamento. O ideal é que seja utilizada uma caldeira que utilize lenha como combustível.

Refrigeração

Como mencionado anteriormente, antes da pasteurização, o iogurte passa por um processo de resfriamento, para isso, uma câmara frigorífica é essencial. De fato, isso proporciona uma refrigeração e conservação dos produtos acabados.  A temperatura dela deve sempre estar entre os – 20°C negativos.

Por fim, todas as fases de processamento do leite passam por tanques fabricados com aço inox. Hoje vimos um pouco mais sobre a produção do leite utilizando equipamentos fabricados em aço inox. Podemos ver que em todo o processo este material se manteve intacto, sem enferrujar.

O aço inox pode estar presente em qualquer processo produtivo, principalmente no que diz respeito a alimentação.

Saiba mais: Vantagens do tanque de aço inox com misturador

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.