Já comentamos aqui as inúmeras funções dos tanques de aço inox em diferentes indústrias para o bom andamento dos processos produtivos.

Quando se trata de leite e derivados, a indústria de laticínios aumenta os cuidados com a higienização para garantir a qualidade final do produto.
Tanques de aço inox na indústria de laticínios
Os tanques de aço inox são fundamentais na indústria de laticínios, porque o aço inox é um material resistente e durável. Além disso, em contato com o leite, não altera as propriedades do produto. Visto que exige uma grande atenção das empresas em termos higienização para garantir a qualidade do leite, é importante que haja esse cuidado.
Nesse aspecto, o aço inox garante que o conteúdo não seja contaminado por nenhum tipo de substâncias. Sem dúvida, isso colocaria em risco toda a produção, fato este que causaria um grande prejuízo financeiro às empresas. Um dos processos produtivos que mais utilizam os tanques e outros equipamentos de aço inox é a indústria alimentícia, exatamente por este motivo, a higienização no processo.
A produção de leite em pó
O leite em pó é muito útil em várias receitas, e dura mais tempo do que o leite em caixinha. Ele é produzido a partir da secagem do leite comum com o objetivo de extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem a água evaporar lentamente evitando que as proteínas do produto se percam durante o processo.
A primeira etapa desse processo é escorrer o leite em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o leite não pode ser fervido. Nessa etapa é possível fazer com que até 50% da água evapore e o leite se torne mais pastoso. O produto mais concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas de leite contra um jato de ar quente a 180 °C.
Nesse momento um rápido contato é mais que suficiente para fazer com que o restante da água evapore e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Em seguida, o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
De qualquer forma, a proteína do leite em pó é a mesma que a do leite líquido, com valores próximos de 30% e 35%, o que faz um alimento de maior qualidade. Sendo assim, 1kg de leite em pó, adicionando água, permite obter de 6 a 7 litros de leite.
A produção do leite longa vida
Esse produto precisa de um ambiente com normas rígidas de segurança para ser produzido. Para começar, as pessoas que participam da linha de produção usam luvas, jalecos e máscaras. Os equipamentos são esterilizados, ou seja, submetidos a um tratamento à base de água quente e produtos químicos, que apaga qualquer presença de micro-organismos.
Além disso, as salas onde esse tipo de leite é feito são isoladas, para evitar contaminação. Tudo isso serve como preparativo para evitar que bactérias intrusas afetem a parte mais importante do trabalho: a esterilização do leite. É por causa dela, aliás, que o longa vida é conhecido como ‘leite UHT’. A sigla significa ‘ultra high temperature’ (‘temperatura ultra-alta’, em inglês).
Na linha de montagem, o leite escorre por chapas de metal superaquecidas, alcançando 145 °C durante dois segundos. Parece pouco, mas é o suficiente para matar todas as bactérias, na verdade, quase todas. Lembrando que nenhum processo industrial funciona 100%.
Por mais esterilizado que seja, sempre sobra algum vestígio de bactéria, que acaba crescendo com o tempo, conforme os especialistas. Pode não ser um processo infalível, mas é o suficiente para o leite prolongar a sua vida útil em pelo menos quatro meses na prateleira numa temperatura ambiente, sem estragar. Já os leites depois de abertos, não resistem mais do que quatro ou cinco dias na geladeira.
A refrigeração evita em parte a reprodução das bactérias nocivas. Para os críticos, o único problema do modelo longa vida é o gosto. Isso porque já que a temperatura da esterilização danifica as proteínas e gorduras que dão sabor ao leite.
Conclusão
Nesse contexto, os tanques de aço inox tem uma função primordial na produção de leite e derivados. Isso porque o aço inox tem características que contribuem para um produto final de qualidade.
Veja também: Tanques de armazenamento de aço inox na indústria química