Coleta comunitária permite que pequeno produtor também tenha condições de usar Tanque de Leite

A Coleta Comunitária de Leite

O leite pode ser armazenado e ter seu processo de pasteurização realizado em tanques de aço inox. Essa realidade, todavia, não condiz com a situação financeira de muitos produtores de leite. Donos de pequenas propriedades rurais podem não ter condições financeiras para adquirir um tanque de armazenamento para sua produção de laticínios. Por esse motivo, muitas cooperativas estão adotando o uso de tanques comunitários.

As normas técnicas para a utilização de tanques de refrigeração de leite comunitários foram publicadas no Diário Oficial da União por meio da Instrução Normativa n° 22/2009. Dessa forma, o pequeno produtor rural também pode usufruir dos benefícios dos tanques de aço inox. Para saber mais sobre tanques de leite, suas características, os órgãos que os fiscalizam, a forma correta de realizar a manutenção e outros assuntos relacionados, você pode acessar o site Tanque de Leite.

A refrigeração do leite em tanques comunitários pode assegurar qualidade, desde que haja regulamentação e disposição do grupo. Para que o uso de tanques de aço inox de forma comunitária seja organizado, recomenda-se a formação de associações, formais ou informais, com os propósitos de ratear os custos de implantação e manutenção, assim como o estabelecimento de normas de utilização referentes à qualidade do leite armazenado.

Os tanques comunitários devem ser instalados em local adequado com paredes, cobertura, pavimentação, iluminação, ventilação e condição de acesso apropriadas. A legislação exige também a existência de um ponto de água corrente de boa qualidade e local para higienização das mãos, latões e demais utensílios. Também deve haver pelo menos um profissional capacitado em cada tanque para a recepção do produto, seleção do leite, higienização dos equipamentos e transporte.

Essa medida, de formar associações comunitárias para a armazenagem de leite, tem facilitado muito a vida de pequenos produtores rurais, que sozinhos não poderiam usufruir de tanques de alta tecnologia. O site tanque de leite traz informações de características construtivas dos tanques, como proceder para realizar sua conservação, além de informações sobre a produção e tipos de leite.