Esgotador para tanque de aço inox.

Atualmente a presença do aço inox nos nas indústrias de vinificação assegura a qualidade do vinho. Desta forma em todas as etapas na produção do vinho, como a colheita, extração, prensagem, fermentação, até o envelhecimento e a embalagem é muito importante à utilização dos tanques de aço inox. Existem muitos processos importantes na produção do vinho e um deles é feito pelo esgotador para tanque de aço inox que é responsável pela separação da parte sólida do mosto.

Tanque de aço inox.

Portanto o aço inox é muito importante na indústria alimentícia, pois ele oferece maior segurança em razão da facilidade da sua manutenção, limpeza e higiene.

Qualidades do aço inox.

O aço inox, além da fácil higiene e limpeza, é um tipo de material que oferece resistência à corrosão e resistência mecânica e acima de tudo, resistindo às variações de temperatura.

Além disso, é muito superior a qualquer de outros tipos de material, como plásticos, equipamentos de ferrou ou alumínio.

Consequentemente, o aço inox vem sendo cada vez mais utilizado pelas indústrias alimentícias, em razão de todas essas propriedades, além de ser um material muito econômico e de grande durabilidade, oferecendo um aspecto muito mais higiênico, que pode entrar em contato com as bebidas e alimentos e não causar contaminações.

Acima de tudo, o aço inox oferece garantia de ser um produto melhor e de qualidade, além de ter diversas vantagens que se destacam como:

– É um material com baixo custo de manutenção.

– Oferece resistência às variações de temperatura.

– É muito resistente a corrosão, o que garante a sua maior durabilidade.

– Oferece maior facilidade na higiene e limpeza,

A presença do aço inox na indústria da vinificação.

A presença do aço inox não só assegura a qualidade do vinho, como empresta beleza ao processo de produção, devido aos tipos de acabamentos.

Além disso, devido a fácil higiene e limpeza com a utilização dos tanques de aço inox, certamente é evitada a contaminação através do contato com algumas substâncias estranhas e microrganismos.

Desta forma percebemos a importância da utilização dos tanques de aço inox para armazenagem do vinho e de todos seus processos, desde a produção e a fermentação, até a embalagem final. E um dos processos muito importantes é feito pelo esgotador para tanque de aço inox que serve para fazer a separação de líquidos dos sólidos na produção do vinho.

O mosto (é o sumo que ainda não passou pelo processo de fermentação), proveniente do esmagamento das uvas frescas, é separado das cascas e das sementes por meio da prensagem. Entretanto essa etapa é realizada apenas na elaboração de vinhos brancos.

Os vinhos tintos e roses não passam por esta etapa, porque suas uvas devem ser fermentadas em contato com as cascas, para que, desta forma, o vinho ganhe cor. A intensidade da pigmentação e a tonalidade do vinho variam de acordo com o tempo de maceração do sumo com as cascas, do tipo da variedade da uva e do grau de maturação.

O suco das primeiras prensagens é considerado mais nobre, sendo então vinificado. Assim, o suco das ultimas prensagens, geralmente é usado para a produção de aguardente.

A vinificação é um trabalho milenar que tem se aperfeiçoado ao longo do tempo, ainda mais nos últimos 100 anos.  Assim, alguns métodos foram modificados e adequados, entretanto não podemos deixar de lado a importância da matéria-prima de boa qualidade, como a base do sucesso de um produto de qualidade.

Importância do esgotador no tanque de aço inox.

O esgotador é um equipamento muito importante na fabricação e produção do vinho, porque ele é usado para separar a parte solida do mosto (permite escorrer o mosto e reter as cascas das uvas). Quando a uva é prensada ela acaba deixando partes solidas dentro do mosto. Consequentemente é separada a parte sólida da liquida, para que a parte liquida da uva seja fermentada.

Desta forma percebemos como o esgotador para tanque de aço inox é um equipamento de fundamental importância na produção de vinho no Brasil e no mundo todo.

Os produtores de vinho dependem do uso de tanques de aço inox , pois tem a garantia de uma boa qualidade na produção do seu produto. Além disso, podem oferecer um vinho que atenta à todas expectativas do publico final.