Tanque agitador industrial: usos múltiplos

10 Agitador

O tanque agitador industrial é utilizado para operações em que a empresa tenha necessidade de misturar, de dissolver, de agitar ou de homogeneizar qualquer tipo de solução, podendo haver ou não a presença de sólidos na mistura.

Um tanque agitador industrial deve ser dimensionado dentro das especificações de cada necessidade, exigindo para sua construção um projeto característico, dentro das formatações de faixa de frequência, de rotação, de comprimento de haste do agitador, e tipos diferentes de diâmetro das hélices, propiciando maior produtividade para a indústria, com custos reduzidos e com a qualidade final exigida para o produto.

Os fatores que influenciam no projeto de um tanque agitador industrial devem ser levados em conta, como o tipo de agitação necessário para o produto, a quantidade de produto em cada operação do tanque, o tipo de matéria prima empregada, mantendo todas as informações para que o projeto seja elaborado dentro de todas as necessidades da empresa e do produto fabricado.

Um tanque agitador industrial deve, ainda, possuir os níveis de agitação exigidos para a produção, podendo ser agitação suave, média ou rápida, o que vai determinar o modelo de agitador e o material empregado em sua confecção.

Como deve ser o projeto do tanque agitador industrial

O tanque agitador industrial deve ser projetado para gerar melhor eficiência no processo e menor consumo energético, utilizando as mais recentes tecnologias e as melhores técnicas, garantindo assim o equipamento ideal para cada tipo de processo industrial.

Para cada tipo de indústria é exigido um projeto específico, servindo o tanque agitador industrial para indústrias alimentícias e químicas, para mineração e para siderurgia, para indústrias farmacêuticas e para cuidados com o meio ambiente.

O tanque agitador industrial é aplicado para os seguintes processos:

  • •Dissolução de sólidos;
  • •Homogeneização de líquidos;
  • •Tratamento de efluentes;
  • •Dissolução de gases;
  • •Suspensão de sólidos;
  • •Troca térmica;
  • •Aeração.

A utilização do tanque agitador industrial é indicada para o processamento de produtos que necessitem de homogeneização e de mistura, devendo ser o seu projeto dimensionado para cada tipo de processo, construídos com o material adequado e podendo oferecer segurança na operação.

O tanque agitador industrial deve ser construído em aço inox, com acabamento escovado ou polido, podendo ou não ser revestido em polipropileno, com o tipo de configuração necessário para o processo a que se destina.

Para o agitador, em muitos casos, é necessário haver a opção de motor direto, que possam operar nas rotações exigidas, mantendo a qualidade final do produto. O projeto exige que tanque agitador industrial atenda às diversas densidades, com suas particulares viscosidades, adequando-se às soluções ácidas ou alcalinas e oferecendo, assim, a segurança exigida na produção.

O material mais utilizado para o tanque agitador industrial em indústrias químicas, de alimentação e farmacêuticas, é o aço inox, por ser o mais adequado para esses tipos de empresas, já que se trata de material totalmente reciclável e ecológico, não prejudicando nem o meio ambiente e muito menos os produtos que nele são produzidos. Além disso, também na aparência o aço inox é mais estético, apresentando um visual mais higiênico, podendo ter uma grande variedade de acabamos de superfície, ou seja, além de ser útil na produção, também apresenta a característica de confiabilidade nos produtos ali processados.

Para processos não destinados diretamente ao público consumidor, o tanque agitador industrial pode ser feito de aço carbono, já que este tipo de material possui uma composição de liga que confere ao aço maior resistência mecânica. Esse tipo de tanque agitador industrial é usado, entre as varias aplicações, para tratamento de efluentes e para aplicações que não estejam voltadas para o consumo humano.