Tanque de aço inox: o melhor para seu vinho

Ao decidir que tipo de tanque usar ao fazer vinho, você provavelmente encontrará algumas opções, além do tanque de aço inox. De fato, cada tipo de recipiente tem seus próprios benefícios e desvantagens, portanto, é importante pesquisar antes de comprar um tanque para armazenar sua bebida.

Tanque de aço inox
Tanque de aço inox

Sem dúvida, o seu vinho é uma mistura única e, por isso, a melhor maneira de homenageá-lo é garantir que seu tanque de armazenamento ajude a acentuar seus sabores. Além disso, seja um componente produtivo do processo de vinificação. 

Em que tipo de tanque armazenar seu vinho?

A produção de vinho é uma arte e uma ciência. Embora existam muitos processos fundamentais que precisam ser seguidos ao se fazer um vinho de qualquer tipo, também há uma oportunidade de expressão do enólogo.

Portanto, há muitas decisões que ele pode tomar para moldar o vinho em certo grau. Certamente, uma das mais importantes é em que tipo de tanque o vinho deve ser armazenado durante a fermentação. Atualmente, os tanques mais populares são feitos de concreto, madeira e aço inoxidável.

Esses materiais afetam a composição do vinho de maneira diferente porque permitem que quantidades variadas de oxigênio sejam expostas à bebida. Então, para decidir qual é o certo para você, resumimos abaixo os tipos mais comuns de tanques.

Tanque de aço inox

Um tanque de aço inox oferece muitos benefícios ao processo de vinificação. Não é apenas fácil regular a temperatura em tanques de aço inoxidável, mas eles também são conhecidos por serem muito fáceis de limpar devido às superfícies lisas.

Esses tipos de tanques também são econômicos. Portanto, se o preço for considerado (o que normalmente é), esse poderá ser um fator decisivo para a compra. De fato, trata-se de um ótimo investimento. Quando não houver mais interesse em usá-lo, como metal, o aço inoxidável pode ser facilmente vendido, pois se mantém em boas condições por um longo tempo.

Em termos de efeitos de sabor, esse tipo de tanque oferece um ótimo aproveitamento. Assim, você pode usar um tanque de aço inox para destacar os perfis específicos de sua fruta. Isso porque saberá que os efeitos no vinho são devidos às suas próprias decisões de vinificação e não ao mecanismo de fermentação.

Por fim, como você terá esse tanque por um longo período de tempo, escolha a melhor forma, tamanho e afunilamento de acordo com suas necessidades de armazenamento.

Saiba mais: Pipa inox para vinho 50 mil litros

Tanques de madeira

Como o tanque de aço inox, tanques de madeira também são muito comuns. No entanto, existem componentes nesse tipo de tanque que os tornam muito diferentes dos tanques de aço inox. 

Por exemplo, a madeira possui uma propriedade isolante que mantém as fermentações mais quentes, isso pode ser uma coisa boa, porém, deve haver um controle mais rigoroso da temperatura.

Ao contrário dos tanques de aço inoxidável, os tanques de madeira são geralmente mais difíceis de limpar e manter. Como as superfícies deles são texturizadas e porosas, o vinho absorve o interior da madeira.

Isso pode ser prejudicial, pois pequenos micróbios podem abrigar-se na madeira, exigindo mais tempo e atenção constante no que diz respeito ao processo de limpeza e armazenamento. Isso também vale para a cor do vinho.

Tanques de concreto

Os tanques de concreto são um tipo não convencional de material para vinificação. Embora os produtores de vinho da Europa utilizem o concreto para produzir vinho há séculos, outros países preferem os tanques de aço inox.

Isso porque há várias desvantagens no uso de recipientes de concreto. Por exemplo: o desafio do pigmento de vinho restante no recipiente de concreto, bem como a capacidade de alternar entre vinho tinto ou branco, da mesma forma que acontece com os tanques de madeira. 

Outra desvantagem comum do uso de tanques de concreto é o fato de que o recipiente pode trincar devido à temperatura do líquido no interior durante a fermentação ou limpeza. Além disso, pode deixar um aspecto mineral ao perfil sensorial do vinho.

Por que o tanque de aço inox é a melhor opção para seu vinho?

Os vinhos fermentados em recipientes de aço inox são geralmente produzidos de maneira mais redutiva (ou melhor, não oxidativa). O tanque permanece fechado quando não está sendo utilizado, e gás inerte é usado para preencher qualquer espaço no tanque e substituir o oxigênio. 

Isso contribui para vinhos mais limpos e frescos, ótimos para beber. O material de aço inoxidável mantém as características de sabor do vinho. Os tanques de aço inoxidável são ideais porque oferecem os melhores recursos de refrigeração.

Por fim, se você procura um fabricante confiável de tanque de aço inox para a produção e fermentação de vinho, entre em contato.