O Tanque de Aço Inox de 1000 litros na produção de leite

O Tanque de Aço Inox de 1000 litros para leite

O armazenamento de água mineral, de suco, de vinho, produtos químicos ou qualquer que seja o produto fabricado, exige muita responsabilidade. Para produtos como o leite, pequenos produtores utilizam muito o tanque de aço inox de 1000 litros.

Para que a qualidade do leite seja resguardada, é necessário eficiência e rapidez no processo. O leite bovino sai com temperatura média de 35°C. No ato da retirada, o leite mantém uma resistência natural às bactérias e outros microrganismos, mas conforme resfria, essa propriedade diminui. Por isso, a importância do processo de armazenamento e pasteurização em tanques de aço inox.

Pode-se produzir tanques de aço inox dos mais diversos tipos e tamanhos, no entanto, para indústrias de pequeno e médio porte, geralmente é usado o tanque de aço inox de 1000 litros.

Os tanques de aço inox apresentam como vantagem ter resfriador dimensionado, que permite um melhor aproveitamento da capacidade de resfriamento da unidade de frio e baixo consumo de energia.

Já falamos aqui sobre a pasteurização do leite. Esse processo desenvolveu-se em 1860 pelo francês Luís Pasteur e o nome pasteurização é em sua homenagem. Algum tempo depois, criaram-se diferentes categorias de pasteurização. São elas: a pasteurização lenta, conhecida como LTLT (Low Temperature Long Time); a pasteurização rápida, conhecida como HTST (High Temperature and Short Time) e a pasteurização muito rápida, chamada de UHT (Ultra High Temperature).

As indústrias de leite com médio porte e que utilizam o tanque de aço inox de 1000 litros, geralmente, utilizam a técnica UHT. Esse tipo de leite é aquele encontrados no mercado em embalagens de caixinhas.

Falamos hoje basicamente sobre a produção de leite, mas o tanque de aço inox de 1000 litros é usado para diversos outros tipos de indústrias.