Tanque de Aço Inox para Alimentos

Tanque de Aço Inox para Alimentos

O tanque de aço inox é muito utilizado na produção de alimentos. Os benefícios começam pelo material aço inox, que é altamente resistente à corrosão e é bastante higiênico, pois tem ausência de qualquer revestimento protetor, superfície compacta sem porosidade e baixa retenção bacteriológica. É por isso, que muitas empresas do ramo alimentício estão usando tanques de inox para alimentos.

Os tanques de aço inox para alimentos são usados principalmente nas indústrias de bebidas, de laticínios e de vinho. Se formos ampliar o leque estudado não apenas para tanques, mas para o aço inox em geral, a indústria de carne também utiliza muito do aço inox em seu armazenamento.

As empresas alimentícias que usam tanque de aço inox para alimentos devem tomar algumas medidas e precauções para evitar problemas que podem ser ocasionados no tanque devido ao mau uso. Para isso, ao fazer a limpeza do tanque de aço para alimentos devem-se escolher produtos próprios para aço inox. O inox do tipo 304 não é resistente ao cloro e cloretos, por isso não deve ser feito o uso de produtos de limpeza com esses componentes em corrosão.

Apresentaremos agora algumas dicas de manutenção e cuidados que devem ser tomados por produtores que utilizam tanque de aço inox para alimentos em suas indústrias: deve-se solicitar revisão técnica uma vez por ano; verificar o funcionamento dos ventiladores; manter o radiador sempre bem ventilado e sempre acionar a assistência técnica em qualquer falha. Temos acompanhado recentemente, algumas indústrias de laticínios que estão tendo que vir a público se desculpar por vender produtos com outros elementos usados para limpeza nos tanques. Provavelmente, se a manutenção tivesse sido feita de forma correta, essa situação poderia ser evitada.

É muito importante a correta manutenção do tanque de aço inox para alimentos, pois os alimentos produzidos serão consumidos por pessoas que confiam nas marcas e devem ter sua saúde preservada.