A história e o consumo do leite no Brasil

O consumo de leit eno Brasil

De acordo com a Organização das Nações Unidas –ONU, O Brasil ocupa hoje a 65° posição no ranking mundial de consumidores de leite. O brasileiro, de acordo com a mesma pesquisa, consome cerca de 160 litros de leite por ano. Essa quantidade tem animado os produtores, que estão investindo cada vez mais em tanques de aço inox para leite em suas indústrias. Conforme já visto aqui, além de grandes empresas do ramo de laticínios, pequenos produtores rurais formam grande parte desse segmento, trabalhando em cooperativismo.

O aumento da produção e consumo de leite, além de favorecer a economia do país, também contribui para a saúde da população. De acordo com nutricionistas e médicos, o leite é a principal fonte da vitamina D e do cálcio, elementos essenciais para nossa saúde, principalmente no que diz respeito ao sistema ósseo e a regulação dos batimentos cardíacos. Além disso, o leite pode ser um aliado na produção de energia, fortalecimentos dos cabelos e aumento da imunidade, nos tornado mais imune a diversos tipos de vírus ou bactérias.

Para ser considerado um produto de qualidade, o leite deverá passar por um processo que envolve muitos cuidados, desde a ordenha das vacas, passando pela pasteurização em tanques de aço inox para leite, até a venda em diferentes formas de apresentação e tipos de mercado.

Nunca se consumiu tanto leite no Brasil como nos dias de hoje. O alimento foi introduzido na alimentação do brasileiro por volta do ano de 1870, no Vale da Paraíba, devido à queda da produção de café no local. Sem ter lucros com a colheita do café, os agricultores viram na produção de leite uma forma de ganhar dinheiro.

Até o início do século XX, o leite chegava até os consumidores sem passar por nenhum tipo de tratamento. Esse motivou desencadeou diversas doenças causadas por leite contaminado ou estragado. Com o início da fabricação dos tanques de aço inox para leite, a tecnologia fez com que pudesse ser implantado em grande escala o processo de pasteurização. Criado por Louis Pasteur, o processo de pasteurização permitiu que o leite fosse produzido em grande escala. Dessa maneira, o leite passou a ser um item básico e essencial na mesa do povo brasileiro.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.