Tanque de aço inox para armazenar leite

A indústria de laticínios requer um processamento eficiente. Para isso, um bom projeto de tanque de aço inox garante longevidade do produto e baixos custos de manutenção. Além disso, durante o processamento do leite cru para o produto final, combinações específicas de agitadores, podem levar a grandes diferenças no tratamento do produto.

tanque aço inox
Tanque de aço inox

Portanto, o produtor do leite deve ser preocupar com a qualidade do tanque de aço inox para que sejam mantidas as propriedades do produto. Os tanques são projetados para diferentes tipos de misturas. Isso inclui: leite cru, processamento de creme, soro de leite, iogurte e fermentação.

O que esperar de um tanque de aço inox?

Antes de mais nada, é preciso se certificar de que o fabricante de tanques tenham uma boa engenharia, produção e controle de qualidade para supervisionar a eficiência do tanque na medida do possível.

Dessa forma, poderá garantir soluções que atendam aos mais rigorosos requisitos em termos de higiene, longevidade do produto, segurança e conveniência de operação, tanto para líquidos como para sólidos. 

Portanto, é preciso construir, testar e tornar o tanque de aço inox operacional no local. Para isso, a empresa contratada deve aderir aos padrões e regulamentações necessárias. A combinação correta de elementos como misturadores e agitadores podem garantir uma melhor produção e menos problemas, como a espumação.

Tanques de aço inox para aquecimento e refrigeração

Para processos como pasteurização e fermentação, o aquecimento e resfriamento do tanque são cruciais. Assim sendo, é preciso garantir a combinação correta de capacidades de aquecimento / resfriamento e isolamento do tanque para aquecer ou resfriar o leite dentro do prazo desejado. 

Para isso, é importante informar a empresa contratada para a fabricação do tanque de aço inox, sobre a capacidade de aquecimento e refrigeração necessária. Os tanques podem ser projetados na vertical ou na horizontal.

Outra opção é a forma cilíndrica para se adaptar as restrições de espaço que os produtores de leite podem ter que lidar. Além disso, os sistemas de resfriamento de leite devem possuir alguns recursos incorporados. O tanque de leite fabricado em aço inox também deve ser fácil de limpar.

O aço inox presente em todas as fases de processamento do leite

O leite de vaca contém muitas bactérias. Embora algumas sejam boas, grande quantidade pode ser prejudicial ao corpo humano. A ração fornecida à vaca pode conter patógenos ambientais que são transferidos para o leite. Para garantir que bactérias prejudiciais à saúde sejam eliminadas do leite, ele é submetido a um processo chamado pasteurização. 

Isso significa que os líquidos são aquecidos para matar a maioria das bactérias que causam sua deterioração. No entanto, o objetivo não é matar todos os microrganismos presentes nos líquidos, pois eles ainda são microrganismos bons. Depois que o leite for aquecido, ele precisa ser resfriado para iniciar o processo de preservação para uso posterior. 

Uma vez que o leite é resfriado até a temperatura certa, ele pode ser adequadamente armazenado em outros recipientes para ser transportado onde for necessário. Para obter o resfriador do leite, os produtores usam um tanque de aço inox de resfriamento para atingir a temperatura certa.

Alta capacidade de armazenamento

Os tanques de armazenamento de leite têm vários benefícios para a indústria de laticínios. Isso porque podem armazenar uma enorme quantidade de leite com total qualidade por mais tempo. Isso ajuda os produtores a economizar custos, manutenção e tempo. Assim, não será preciso se preocupar com o armazenamento do leite e o crescimento de bactérias em temperatura ambiente.

As fábricas de laticínios exigem um sistema de armazenamento para receber, processar e guardar o leite ou o produto final antes de embalar ou processar. Os tanques de armazenamento são um dos principais equipamentos da indústria para garantir total qualidade do produto.

Fabricados em aço inox de alta qualidade, atualmente, os tanques para armazenar leite são produzidos em unidades de produção com tecnologia de ponta. 

Benefícios do tanque de aço inox na indústria de laticínios

Durabilidade: os tanques de aço inox se bem projetados com material de qualidade podem durar até 20 anos.

Resistente a corrosão: o aço inox resiste melhor à corrosão do que qualquer outro tipo de aço. Além disso, não enferruja.

Reciclável: o aço inox é amigável a natureza, portanto pode ser reciclado.

Veja também: Como aumentar a durabilidade de um tanque de aço inox

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.