Tanque de aço inox para leite: qualidade no produto

O processo de conservação de laticínios exige que o tanque de aço inox para leite seja fabricado dentro de todas as condições exigidas pela legislação e pela Vigilância Sanitária. Dessa forma, o produtor não terá problemas. É importante também priorizar a qualidade do produto fornecido ao consumidor.

tanque de Aço inox
Tanque de Aço Inox

O tanque de aço inox para leite possibilita armazenar o produto dentro das qualificações exigidas, mantendo seu resfriamento e promovendo sua entrega aos laticínios e empresas de produtos alimentícios com a qualidade necessária para o consumo.

Fabricação do tanque

A fabricação e montagem do tanque de aço inox para leite exige material inox com porcentagem aproximada de 11% de cromo. Assim, tornar-se resistente à corrosão e ao desgaste proveniente de sua utilização.

A qualidade do aço torna o tanque muito mais resistente do que o aço comum. Isso porque a camada de cromo apresenta diversos benefícios para o produtor, como por exemplo:

  • Resistência maior contra os processos de oxidação;
  • Ampliação da vida útil do tanque.

Tanque de aço inox para leite: praticidade no manuseio

Antes de mais nada, é importante saber que o aço inox apresenta versatilidade para inúmeras aplicações industriais. De fato, ele é versátil em diversos segmentos. Por exemplo: indústria cosmética, de higiene e de alimentação, trazendo sempre maior qualidade ao produto final.

O tanque de aço inox para leite apresenta os diferenciais básicos para que o produto coletado longe dos grandes centros mantenha-se resfriado dentro das especificações exigidas, cerca de 4°C. Dessa forma, atende as necessidades de consumo, não trazendo prejuízos também ao produtor, já que se trata de uma alimento extremamente perecível.

Ao procurar uma empresa para a fabricação de um tanque de aço inox para leite, tenha a certeza de estar trabalhando com uma empresa confiável, que possa desenvolver o equipamento que sua produção exige. Isso, não só para manter o leite armazenado, mas também para preservar sua qualidade.

Especificações do tanque de aço inox para leite

O tanque de aço inox para leite deve ser construído utilizando-se o aço inox AISI 304, devendo possuir bordas arredondadas para facilitar a sua higienização e evitar acúmulo de resíduos. Além disso, deve possuir régua de aferição, tampa superior no mesmo tipo de aço.

O tanque pode ser confeccionado em uma só peça equipada com tampa menor de inspeção. O isolamento do tanque de aço inox para leite deve ser feito com material que possa garantir a temperatura do produto por 12 horas ou mais.

Isso, mesmo na falta de energia elétrica, com a instalação de um agitador programável, com a rotação exigida para evitar a separação da gordura do leite, com motor de refrigeração e acabamento interno sanitário escovado.

Modelos de tanque

O tanque de aço inox para leite pode ser construído da maneira como o produtor exige, atendendo suas necessidades de produção. Os tipos mais comuns apresentados no mercado são os seguintes:

1.      Tanque horizontal

Um dos modelos usados para o tanque de aço inox para leite é o horizontal. Ele é projetado para resfriamento rápido do leite, usando sua capacidade de troca térmica de forma segura e higiênica.

O tanque horizontal pode atender produções de todos os tamanhos podendo ser fabricado desde 5 mil até 30 mil litros, utilizando sistema de resfriamento por gás, banco de água ou amônia.

2.      Tanque meia cana

O tanque de aço meia cana é projetado para resfriamento rápido. Fabricado em aço inox assegura um tanque para leite de alta qualidade. Além disso, é útil para armazenamento de até 6 mil litros, também podendo usar meios de resfriamento a gás, banco de água ou amônia.

3.      Tanque com expansão direta

A disponibilidade de armazenamento do tanque de aço inox para leite com expansão direta pode ir de 150 litros, para pequenos produtores, até 3 mil litros. Ele usa sistemas de resfriamento, água ou amônia e atende as normas exigidas pela Vigilância Sanitária para a produção de leite.

Tanque para transporte do leite

A preocupação com a qualidade do leite abrange também o transporte. No mercado há capacidade para transporte de 4 mil a 30 mil litros de leite. O tanque de aço inox para leite para transporte rodoviário pode ser fabricado conforme a necessidade, trazendo algumas características disponíveis:

  • Formato oval ou circular;
  • Utilização de chapas de aço inox AISI 304, revestidos internamente com aço inox AISI 430 ou 304;
  • Implantação de divisórias no mesmo tipo de aço;
  • Isolamento térmico aplicado com poliuretano expandido;
  • Plataforma também em aço carbono, na frente e atrás do tanque;
  • Passarela lateral e central fabricada em alumínio com suportes de aço;
  • Escada de acesso lateral ou traseira;
  • Escotilhas de visitação com tampa de fechamento com material atóxico;
  • Tubulação de carga e descarga também em aço inox.
  • Outras especificações exigidas pela transportadora ou empresa.

Veja também: Tanque de aço inox na indústria de bebidas

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.