O tanque de aço inoxidável para tratamento de efluentes

11 aco inox

O tanque de aço inoxidável já é uma realidade nas indústrias de alimentos, indústrias de bebidas e outras, como química e petroquímica, e agora está também entrando na indústria de tratamento de água e efluentes.

Por ser um material praticamente inerte, não provocando qualquer alteração nos produtos, o tanque de aço inoxidável foi adotado principalmente pelas indústrias de processamento de alimentos, desde fábricas de laticínios a usinas de açúcar, desde água mineral até produtores de bebidas alcoólicas e sucos.

O tanque de aço inoxidável é utilizado em praticamente todas as etapas do processo produtivo pelas características que apresenta. Uma dessas características é a facilidade de higienização, fazendo do aço inox o material ideal para manter a qualidade do produto final.

No caso de estações de tratamento de água e esgotos, o tanque de aço inoxidável também se apresenta como um material que ajuda a manter a qualidade de vida.

Tanque de aço inoxidável no tratamento de água: iniciativa internacional

A primeira notícia que se tem sobre a aplicação do tanque de aço inoxidável para o tratamento de água e esgotos é de Cingapura, país localizado no sudoeste asiático. Nesse país foram construídos o DTSS (Deep Tunner Sewerage System) e o CWRP (Changi Water Reprocessing Plant), sistemas que utilizaram o aço inox em virtude da economia que ele irá trazer aos projetos durante sua execução.

No Brasil, até o presente, ainda não havia informações sobre a utilização de tanque de aço inoxidável para esse tipo de projeto, já que prevalece a cultura de se avaliar o custo imediato da obra sem fazer as projeções de longo prazo.

Algumas indústrias brasileiras, a partir dessa informação, passaram a dar atenção ao aço inoxidável para o tratamento de seus afluentes. A ETE – Estação de Tratamento de Efluentes, utilizando tanque de aço inoxidável, oferece modernização nessa atividade, essencial nos tempos modernos para garantir a qualidade do meio ambiente e manter a sustentabilidade das empresas.

O uso de tanque de aço inoxidável para tratamento de efluentes tem como objetivo manter a qualidade da água tratada dentro de custos reduzidos ao longo do tempo, já que sua resistência à corrosão exige menor manutenção, o que faz dele um material mais econômico em longo prazo para essa necessidade industrial.

Uma Estação de Tratamento de Efluentes montada com tanque de aço inoxidável recebe para tratamento tanto dejetos sanitários como efluentes provindos das operações industriais. Com tanques de aço inox, pode-se fazer o processo de tratamento dos efluentes do início ao fim, servindo para decantação, aeração, dosagem de produtos e reações químicas.

Evidentemente, a água tratada sai com a qualidade exigida pela legislação. Para a empresa, a aplicação do material é indiferente, podendo usar, inclusive, tanques em concreto. No entanto, a manutenção do tanque de aço inoxidável é bem menos exigente do que o próprio concreto, permitindo maior durabilidade e menos investimentos nesse quesito.

O tanque de aço inoxidável se apresenta como o melhor material para o tratamento de efluentes, principalmente por ter a resistência contra a corrosão. Uma vez que a água é utilizada, seja para uso pessoal ou para processos industriais, ela se torna contaminada por resíduos, e o aço inox oferece suas características especiais aos equipamentos das estações de tratamento.

A água chega às estações com elevado nível de corrosividade, em razão dos contaminantes que conduz, e o aço inoxidável garante que o tratamento seja feito de forma adequada, permitindo que ela volte ao ambiente com a qualidade necessária para o seu ciclo natural.

O aço inoxidável é alvo de muita pesquisa para inovações na tecnologia. Atualmente, verifica-se a possibilidade de sua aplicação inclusive para implantes ortopédicos.

A descoberta das ligas que conhecemos atualmente tornaram o aço um metal muito mais nobre, livre da corrosão e garantindo menor custo para os processos industriais necessários para a civilização.

O tanque de aço inoxidável, portanto, mostra-se seguro para toda e qualquer espécie de aplicação industrial, trazendo à humanidade novas possibilidades de adequação às necessidades do ambiente.

A aplicação do aço inoxidável está consagrada pela sua facilidade de limpeza e de manutenção, servindo para todos os tipos de equipamentos necessários e, a cada dia, profissionais envolvidos nas pesquisas e no desenvolvimento desse material encontram novas possibilidades.

Orçamento/Contato

Dúvidas favor ligar: 54-3297-5152 ou 54-3292-5152. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>