Os tipos de acabamento do aço inoxidável

17 acabamento

O aço inoxidável precisa passar por um acabamento para garantir a resistência à corrosão. A formação da camada passiva, a película protetora da superfície do metal, que é resultante da combinação entre o cromo existente na composição química do aço com o oxigênio do meio ambiente, é instantânea e espontânea.

Os processos de acabamento permitem conferir ao material uma superfície com características que a tornem compatível com cada produto fabricando, oferecendo a garantia de que a camada passiva do aço inoxidável se mantenha ao longo de toda a superfície e de não deixar na superfície do aço qualquer substância que possa interferir na formação da camada, ou mesmo de comprometer sua eficiência.

O acabamento do aço inoxidável é feito com a utilização de insumos específicos, com equipamentos adequados.

As etapas de acabamento do aço inoxidável podem ser feitas em diversos momentos da cadeia produtiva:

  • Ainda na usina siderúrgica, quando o aço pode passar por jateamento, decapagem ou esmerilhamento;
  • Após a fabricação, com lixamento, lixamento decorativo ou polimento;
  • Entre etapas de fabricação nas indústrias, com esmerilhamento, decapagem e passivação de cordões de solda;
  • Após a fabricação, como última etapa, antes de ser comercializado, com polimento de pias e cubas e entropolimento de conexões.

Eletropolimento do aço inoxidável

Um desses processos é o eletropolimento. O processo de eletropolimento do aço inoxidável pode ser definido como o processo inverso da eletrodeposição, como galvanização e niquelação, entre outros. No eletropolimento, os íons da peça são dissolvidos, passando para a solução onde o aço está imerso.

O objetivo do eletropolimento é conferir acabamento sanitário para utilização do aço inoxidável em indústrias de alimentos, de medicamentos ou químicas, onde a higienização dos materiais é essencial. Com o eletropolimento, o aço adquire uma superfície mais lisa e brilhante, eliminando as rebarbas de processamentos mecânicos prévios, como polimento e soldagem.

Entre as vantagens do eletropolimento, podemos considerar o procedimento relativamente mais rápido, podendo ser repetido várias vezes, até que o resultado esperado seja atingido.

O eletropolimento do aço inoxidável, no entanto, não apresenta o mesmo resultado para os diversos tipos de aço, o que torna o aço da série 400 menos brilhante do que o aço da série 300.

Trata-se de um processo complexo, exigindo variáveis, como tempo, composição do banho e temperatura, devendo ser aplicado em placas geometricamente mais complexas.

De uma forma geral, superfícies polidas mecanicamente apresentam resultado mais satisfatório do que as superfícies polidas pelo eletropolimento. É uma técnica que pode ser aplicada em tanques e vasos de pressão para indústrias em geral, inclusive para tubos, conexões e válvulas.

Outros acabamentos do aço inoxidável

Os acabamentos do aço inoxidável são feitos para atender às mais diversas aplicações, tendo o próprio mercado identificado a necessidade maior de fazer o acabamento para oferecer melhores características ao material, eliminando rugosidades e apresentando brilho e reflexividade.

O aço inoxidável pode ser aplicado em inúmeras formas e necessidades diferentes e a única maneira de garantir maior desempenho é fazendo o acabamento personalizado e específico, de acordo com as necessidades de aplicação.

Acabamento polido do aço inoxidável

O polimento é praticado na superfície do aço inoxidável oferecendo modificações através de uma sequência de etapas utilizando abrasivos sucessivamente mais finos, num processo mecânico através do atrito dos abrasivos, reduzindo a rugosidade e proporcionando acabamento mais polido e uniforme sobre toda a superfície do aço. O polimento apresenta como característica principal o brilho natural do aço inox.

Acabamento de alto brilho do aço inoxidável

No processo de acabamento de alto brilho é obtido um perfeito brilho espelhado, utilizando diferentes pastas abrasivas. O processo é realizado com flaps bastante flexíveis, feitos de feltro de lã, que se ajustam ao contorno das peças trabalhadas, através de um trabalho a frio sobre o produto, deixando com o acabamento de alto brilho, que se torna reflexivo como um espelho.

Acabamento acetinado no aço inoxidável

No acabamento acetinado o aço inoxidável apresenta um brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho, oferecendo maior resistência à peça para seu uso diário e trazendo maior facilidade de limpeza. O acabamento acetinado oferece um brilho suave, com maior qualidade, com pigmentos de brilho perolizado, oferecendo maior requite e sofisticação.

Acabamento escovado do aço inoxidável

O acabamento escovado é obtido através de tratamento mecânico utilizando abrasivos, como lixas ou rebolos, aplicados em passes sucessivos, com granulométrica decrescente. O acabamento escovado apresenta textura unidirecional, com reflexão difusa e linhas curtas, paralelas e aparentes no sentido de comprimento da chama, gerando uma quebra da luz refletida. Podem ser aplicados diferentes acabamentos escovados, de acordo com cada processo de lixamento.

Orçamento/Contato

Dúvidas favor ligar: 54-3297-5152 ou 54-3292-5152. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>