Tanque de aço inox para cachaça, o melhor equipamento

Resultado de imagem para tanque de aço inox para cachaça

A cachaça, também chamada de pinga, caninha ou cana, é uma bebida originalmente brasileira, produzida a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar. A produção de cachaça, nos últimos anos, se utiliza do tanque de aço inox para conservação e envelhecimento do produto.

O caldo de cana-de-açúcar utilizado na produção de cachaça contém entre 85 a 95% de água e entre 4 a 12% de álcool etílico e outros componentes e sua fermentação é decorrente da ação de leveduras, principalmente a Saccharomyces cerevisae.

O caldo de cana, depois de fermentado, leva o nome de mosto, passando por um processo que dura em torno de 24 horas. Depois da fermentação, que é feita em tanque de aço inox, o mosto passa pelo processo de destilação, eliminando praticamente toda a água existente.

Durante o processo de destilação são utilizados alambiques, antigamente feitos em cobre, mas atualmente também fazendo uso de aço inox, dando como resultado uma cachaça que contém menos compostos secundários, já que esse processo é que transforma a glicose em etanol e outros compostos.

No processo de destilação coletam-se três frações distintas: a cabeça, com cerca de 15 a 20% do total destilado; o coração, com 60% do volume; e a cauda, com o restante (entre 15 a 20%). A fração cabeça é mais rica em ácidos e metanol, quando são coletados os principais compostos, mais desejáveis para uma aguardente de qualidade. A fração cauda, também denominada óleo fusel, é descartada.

A cachaça produzida e coletada na fração coração é a mais comercializada, devendo passar por um período de maturação de pelo menos 3 meses, tempo em que pode permanecer em tonéis de madeira nobre, adquirindo outros sabores. Depois desse período, a bebida é normalmente armazenada em tanque de aço inox, de onde passa para o envasamento para a comercialização.

Tanque de aço inox para manter a qualidade da bebida

O tanque de aço inox vem se mostrando o melhor equipamento para a produção e para o armazenamento de cachaça, uma vez que são produzidos a partir de aço inox de qualidade, produzindo uma bebida ao gosto do consumidor e com preços mais competitivos para a indústria.

A utilização de aço inox nos equipamentos de produção de cachaça oferece uma série de benefícios, uma vez que se trata de material resistente à corrosão, apresentando uma superfície totalmente livre de ranhuras, o que impede acúmulo de qualquer tipo de impureza presente no líquido durante os processos de fermentação e destilação.

Além disso, o tanque de aço inox é de fácil limpeza, mantendo sempre um aspecto mais higiênico às instalações do produtor, sem contar que se trata de equipamento que oferece modernidade e, portanto, maior segurança ao consumidor.

O tanque de aço inox para a produção de cachaça pode ser montado de acordo com as necessidades do produtor, contendo tampa de inspeção móvel e facilitando o acompanhamento do produto durante o processo de produção.

Conforme a necessidade, os tanques são fornecidos com ponta roscada para montagem de registro de saída, o que dispensa a instalação de flanges em PVC ou qualquer outro tipo de metal, que poderia contaminar o produto final.

O aço inox utilizado nos equipamentos para produção de cachaça são dos tipos AISI 304 ou 444, que são mais resistentes às altas temperaturas, de mais fácil higienização e maior resistência às quedas bruscas de pressão e temperatura.

Além disso, sua manutenção é de baixo custo, mantendo uma relação bastante favorável de custo-benefício para o produtor, permitindo, dessa forma, preços mais competitivos no mercado, com as mesmas qualidades dos concorrentes.

O tanque de aço inox pode ser fabricando no tamanho necessário para o produtor, de acordo com projetos especificamente elaborados, oferecendo um equipamento que vai garantir a qualidade final da cachaça produzida.