Tanque de aço inoxidável e sua utilização

03 tanque

Um tanque de aço inoxidável pode ser utilizado de inúmeras maneiras. Assim, por exemplo, um tanque de armazenamento é destinado a guardar produtos líquidos sob a pressão atmosférica ou em pressões superiores à atmosférica.

Na indústria de processamento, a maior parte dos tanques de aço inoxidável são projetados e construídos de acordo com normas estabelecidas pelo código norte-americano API650.

Um tanque de aço inoxidável deve obedecer às normas, embora possa ter dimensões as mais variadas, desde 2 ou 3 metros de diâmetro até 50 metros ou mais. Normalmente, sua instalação é feita em bacias de contenção, tendo a finalidade de conter derramamento do produto armazenado por ruptura do tanque ou qualquer outra eventualidade.

A construção do tanque de aço inoxidável deve obedecer à sua utilidade, podendo ter teto flutuante ou fixo, interno ou externo, sempre na dependência de suas características e do produto armazenado.

Em qualquer situação, no entanto, o tanque de aço inoxidável deve passar por uma vistoria, regular e periódica, verificando sua estrutura, os equipamentos acessórios e suas características, impedindo a alteração dos produtos armazenados e não permitindo a contaminação do meio ambiente pela própria degradação do material.

Classificação do tanque de aço inoxidável

A classificação do tanque de aço inoxidável é feita através das categorias, cada uma atendendo a uma finalidade específica. Entre as categorias, podemos destacar sua utilização, que também é bastante variada.

Assim, o tanque de aço inoxidável pode ser utilizado para:

·         Tanque de serviço

O tanque inoxidável de serviço é normalmente instalado entre o tanque de armazenamento e o equipamento utilizado para a queima de combustível, possuindo baixa capacidade e tendo como principal função conter o combustível próximo ao ponto de consumo sempre que o tanque de armazenagem estiver mais distante.

·         Tanque de postos de serviço

O tanque inoxidável de postos de serviço está, de forma mais frequente, instalado em postos de abastecimento ou centros de abastecimento, servindo na maior parte das vezes para armazenar e distribuir produtos derivados de petróleo, como óleo diesel ou gasolina.

Nos postos de abastecimento, o tanque de aço inoxidável atendem a demanda de combustíveis de veículos e, nos centros de abastecimento, atendem grandes empresas, que exigem consumo de combustível maior, como companhias de transporte marítimo, aéreo ou ferroviário. Nesses locais, o tanque de aço inoxidável tem a particularidade de conter uma parede dupla em aço carbono, mantendo-se à pressão atmosférica.

·         Tanque de óleo lubrificante

O tanque de aço para óleo lubrificante normalmente é instalado no subterrâneo, sendo utilizado para armazenamento temporário de óleos provenientes de trocas feitas em veículos, antes do seu destino final.

Por se tratar de armazenamento de resíduos com pouco valor comercial, o tanque de aço inoxidável não exige os mesmos cuidados dos tanques de armazenamento, não havendo tanto controle sobre o estoque e não havendo necessidade de testes regulares.

Normalmente, o tanque de aço inoxidável para óleos combustíveis é utilizado por postos de revenda, substituindo caixas subterrâneas de alvenaria que são inadequadas, já que oferecem a perspectiva de penetrar nas paredes e contaminar o solo.

Reutilização do material do tanque de aço inoxidável

A recomendação é que o tanque de aço inoxidável, uma vez inativado, tenha todo o seu material reciclado. Por suas próprias características, o aço inoxidável pode ser totalmente reaproveitado, sem contaminar a natureza.

Depois de desativado, o tanque de aço inoxidável pode ser utilizado novamente para novos equipamentos, passando pela reformulação do material e, em alguns casos, recebendo novas formulações de liga.

Essa é a grande vantagem da utilização do aço inoxidável para a indústria: seu material nunca é totalmente descartado. Mesmo depois de usado, ele pode atender outras necessidades.

Orçamento/Contato

Dúvidas favor ligar: 54-3297-5152 ou 54-3292-5152. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>