Vantagens dos tanques de aço inox para fabricação de vinho

Armazenar o vinho à medida que envelhece até atingir seu sabor ideal pode ser uma operação delicada, por isso é importante armazenar esse produto no recipiente certo. Atualmente, os tanques de aço inox são a melhor opção para a indústria de vinhos. Um dos motivos é a necessidade de manter a temperatura adequada para a fabricação dessa bebida.

tanques de aço inox
Tanque de aço inox

Isso porque a faixa de temperatura ideal é uma janela estreita. Então, qualquer coisa acima do grau indicado pode causar envelhecimento prematuro do vinho, resultando em uma perda indesejável de sabor e equilíbrio. Além disso, quando muito frio, o sabor e o aroma do vinho diminuem. E depois há o fator de umidade porque, caso não for mantida sob controle rígido, pode estragar todo o lote.

Por que os tanques de aço inox são a melhor opção?

Felizmente para vinícolas existem opções de armazenamento para minimizar os problemas de deterioração. Os tanques de armazenamento de vinho podem manter a temperatura, bem como a umidade nos intervalos que precisam, mas todos esses tanques não são criados igualmente. 

De fato, existem muitas vantagens em usar tanques de aço inox sobre outras opções de armazenamento. Antes de mais nada, um dos fatores que tornam o aço inox ideal para as vinícolas é o fato de ser um material durável. Assim sendo, ele resiste a condições adversas como umidade, calor e frio. 

E faz tudo isso sem expor seu conteúdo aos elementos contra os quais combate. Isso porque a superfície do aço inox tem um revestimento de transferência de calor que proporciona uma modulação de temperatura eficiente. 

Fácil manutenção

Sem dúvida, a superfície radial lisa dos tanques de aço inox é de fácil manutenção, assim oferece uma capacidade de limpeza superior. Como resultado, esses tanques de armazenamento de vinho mantêm sua boa aparência por anos e anos.

Tanques de armazenamento de vinho em aço inox permitem que o vinho fermente e envelheça no mesmo recipiente. Portanto, não há necessidade de investir em tanques de armazenamento separados para os dois processos de vinificação.

Capacidade dos tanques de aço inox

Primeiramente, tanques de armazenamento de vinho feitos de aço inox vêm em uma variedade de opções. Em termos de capacidade, os compradores podem selecionar tanques de volume fixo ou variável. 

Então, este último protege o vinho contra a exposição ao oxigênio graças a uma tampa ajustável. Assim, dentro dessas duas configurações, os produtores de vinho também podem escolher entre duas superfícies de fundo de tanque diferentes: plana ou cônica.

Adicionais

Os tanques de armazenamento de vinho oferecem uma ampla variedade de opções adicionais, como válvulas, termômetros, pés de nivelamento, bem como sistemas de remontagem e canais de fermentação. Mas, esses são apenas alguns dos recursos que podem ser incluídos em um tanque de aço inox.

Longa vida útil

Tanques de aço inox resistem bem ao longo do tempo. Sem dúvida, essa qualidade é vantajosa para o proprietário. Os tanques de aço inox para a fabricação do vinho estão se tornando cada vez mais populares porque, entre outros motivos, são duráveis e sustentáveis.

Os barris de carvalho têm uma vida útil curta, normalmente de três a cinco anos. À medida que são usados ​​com frequência, perdem o aroma original de carvalho e a acidez do vinho os estraga. No entanto, a vida útil do tanque de aço inox é muito mais longa, cerca de 20 anos.

Tanques de aço inox mantêm o sabor característico das uvas

Alguns produtores de vinho pensam que o tanque de aço inox não é insípido e neutro, mas isso não é verdade. Portanto, um tanque de aço inox não altera as características originais e o sabor das uvas para a fabricação do vinho. 

Controle da velocidade de oxidação dos vinhos

Embora pequenas lacunas nos barris de carvalho forneçam um ambiente microoxigenante para os vinhos, a taxa de oxidação relativamente incontrolável é um desafio para os produtores.

Por outro lado, os tanques de aço inox são diferentes e sua vedação permite aos vinicultores controlar a velocidade de oxidação dos vinhos. A oxidação moderada pode ser realizada de acordo com o gosto do vinho testado. Assim é possível monitorar a qualidade do vinho com mais precisão.

Veja também: Dicas para tanques de aço inox com agitadores