Os tanques de aço inox na produção de iogurtes

Os tanques de aço inox na produção de iogurtesPara você que sempre acompanha nossas novidades e para você leitor que está chegando agora, sempre procuramos trazer novidades e informações que sejam úteis para o dia a dia dos produtores e para os curiosos e interessados no assunto.
Principalmente quando conseguimos trazer informações que tragam novidades em relação a assuntos comuns e que sejam úteis para todos.


Algumas dessas novidades são mostrar como são fabricados e produzidos alguns materiais e alimentos e que tenham relação com tanques de aço inox em todo este processo produtivo. Já mostramos por aqui como são produzidas bebidas como, vinho, refrigerante, leite, sucos dentro outros.
Hoje, vamos mostrar como os tanques de aço inox são bastante úteis também no que diz respeito a produção de iogurtes. Confira:

A produção
– Tudo começa com o tanque que receberá o leite, geralmente construído em aço inoxidável, ainda com acabamento sanitário, munido de tampa e passador com o objetivo de filtrar qualquer impureza que passe e venha a contaminar o leite. Geralmente estes tanques possuem capacidade de até 150 litros (essa capacidade varia para cada fabricante).
– Além disso, é necessário que o leite passe por um processo de agitação, em um equipamento, também produzido em aço inoxidável.
– O próximo passo envolve o uso de baldes com capacidade para 15 litros cada, munidos com bico e alça, altamente construído também com aço inoxidável. Como vimos anteriormente, eles previnem que estes materiais fiquem livres da oxidação, ou seja, a tradicional ferrugem.
– Além disso, o processo também envolve uma bomba centrífuga, também em aço inoxidável, que será responsável por bombear o leite do tanque de recepção para o tanque de processamento (para recebimento de leite in natura).
– O tanque de fabricação de iogurte (iogurteira ou fermenteira), geralmente também construído em aço inoxidável, precisa de uma camada de isolamento. Além do acabamento sanitário, com capacidade para 200 litros. No mercado, para esta parte do processo, existem opções em que é possível manter um sistema de aquecimento por calor (vapor), este tanque deverá vir adaptado com sistema de aquecimento por gás doméstico e queimadores que permitam um bom desempenho. Contando ainda com um sistema de moto redutor com agitador, desmontável em aço inoxidável. Completando, dessa maneira, a circulação de água gelada e água industrial.
– Após, o conteúdo para uma máquina de envase em que será preparado antes do processo que permitirá colocar o produto em embalagens. Esse sistema passa por um processo com mesa de rodízios, antes da finalização e preparação.
– Mas antes de ser separado para a entrega aos fornecedores das redes de supermercados e derivados, o iogurte passa por uma unidade compacta para refrigeração da câmara frigorífica, com controle automático de temperatura e motores dimensionados conforme a disponibilidade da região. Temperatura interna de funcionamento de -20ºC. Nesse processo, é adicionada uma unidade compacta para produção de água gelada.

O aquecimento
Assim como passa por um processo de resfriamento, o conteúdo agora precisa ser aquecido para que seja pasteurizado, como:
– Uma das maneiras de fazer a pasteurização é por meio do vapor, um dos elementos essenciais numa industrialização de alimentos, pois é o elemento que fornece o calor, consequentemente a pasteurização, o cozimento, a esterilização.
Para a produção do vapor é necessário que o equipamento seja equipado com uma caldeira.
A caldeira utiliza inúmeros elementos combustíveis, como a lenha, o óleo diesel, o óleo BPF, bagaço de cana e gás.
Pode ser operada manual ou automaticamente, sendo o seu custo relacionado com o tipo de combustível e funcionamento. O ideal é que seja utilizada uma caldeira que utilize lenha como combustível.

Refrigeração
Como mencionado anteriormente, antes da pasteurização, o iogurte passa por um processo de resfriamento, para isso, uma câmara frigorífica é essencial. El proporciona uma refrigeração e conservação dos produtos acabados.  A temperatura dela deve sempre estar entre os -20°C negativos.
Hoje vimos um pouco mais sobre a produção do leite utilizando equipamentos fabricados em aço inox. Podemos ver que em todo o processo este material, que é livre da tradicional ferrugem, que os especialistas chamam de oxidação.
Também é possível confirmar o que conversamos lá no início da postagem, ou seja, que o aço inox pode estar presente em qualquer processo produtivo, principalmente no que diz respeito a alimentação e os cuidados que se deve ter por isso.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.