Os tanques de aço inox na produção do leite e derivados

Os tanques de aço inox na produção do leite e derivadosJá comentamos por aqui a quantidade de funções em que os tanques de aço inox podem estar inseridos, principalmente no que diz respeito aos processos produtivos.
Quando se fala em laticínio, uma indústria voltada a alimentação, os cuidados com este processo devem ser trabalhados da forma mais delicada possível. Visto que exige uma concentração e atenção enorme em termos de manutenção e limpeza com o objetivo de que o conteúdo não seja contaminado por nenhum tipo de substâncias.

Visto que isso colocaria em risco toda a produção, fato este que causaria um enorme transtorno em proporções financeiras incalculáveis num primeiro momento.
Um desses processos produtivos que mais utilizam os sistemas agitadores e tanques de aço inox é a indústria de laticínio, mas você já parou para se perguntar em como são produzidos o leite em pó e o longa vida?
Nós explicamos abaixo. Confira:

A produção do leite em pó
O leite em pó é uma invenção muito prática para uso em algumas receitas, e dura bem mais do que o leite comum. Ele é produzido a partir da secagem do leite comum com o objetivo de extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem a água evaporar lentamente evitando que as proteínas do produto se percam durante o processo.
A primeira etapa desse processo é escorrer o leite em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o leite não pode ser fervido. Nessa etapa conseguem fazer com que até 50% da água evapore e o leite se torne mais pastoso. O produto mais concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas de leite contra um jato de ar quente a 180 °C.
Nesse momento um rápido contato é mais que suficiente para fazer com que o restante da água evapore e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
O produto final depende do teor de gordura do leite comum utilizado, seja parcialmente desnatado ou o convencional essas características se mantém no leite em pó.
De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que a do leite líquido, com valores próximos de 30% e 35%, o que faz um alimento extremamente interessante. Ou seja, 1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6 ou 7 litros de leite recombinado.

A produção do leite longa vida
Esse produto precisa de um ambiente quase hospitalar para ser fabricado. Para começar, as pessoas que participam da linha de produção usam luvas, jalecos e máscaras e os equipamentos são esterilizados – ou seja, submetidos a um tratamento à base de água quente e produtos químicos, que apaga qualquer presença de micro-organismos. Além disso, as salas onde esse tipo de leite é feito são isoladas, para evitar contaminação. Tudo isso serve como preparativo para evitar que bactérias intrusas coloquem por água abaixo a parte mais importante do trabalho: a esterilização do leite. É por causa dela, aliás, que o longa vida é conhecido como ‘leite UHT’ – a sigla significa ‘ultra high temperature’ (‘temperatura ultra-alta’, em inglês). O nome se justifica: na linha de montagem, o leite escorre por chapas de metal superaquecidas, alcançando 145 °C durante dois segundos. Parece pouco, mas é o suficiente para matar todas as bactérias – na verdade, quase todas. Lembrando que nenhum processo industrial funciona 100%. Por mais esterilizado que seja, sempre sobra algum vestígio de bactéria, que acaba crescendo com o tempo, dizem os especialistas. Pode não ser um processo infalível, mas é o suficiente para o leite prolongar a sua vida útil em pelo menos quatro meses na prateleira, à temperatura ambiente, sem estragar. Já os leites comuns, aqueles que a gente compra na padaria, não resistem mais do que quatro, cinco dias – e isso na geladeira, que evita em parte a reprodução das bactérias apodrecedoras. Para os críticos, o único problema do modelo longa vida é o gosto, já que a temperatura da esterilização danifica as proteínas e gorduras que dão sabor ao leite.
Dessa forma é possível verificarmos o quanto os processos industriais envolvendo alimentos, como o leite nesse caso, seja para transformá-lo em pós ou no modo Longa Vida, precisam de cuidados extremamente minuciosos e, por isso, com tanques em aço inox produzidos especificamente para isso.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.