Tanque de Aço Inox para Leite

Tanque de Aço Inox para Leite

O tanque de aço inox para leite é essencial para a qualidade do leite e dos laticínios derivados como o queijo, a manteiga, o iogurte, entre outros. A fim de armazenar o leite e manter sua qualidade, é essencial ter equipamentos de resfriamento adequados.

Algumas empresas utilizam tanques de aço esmaltado e sintéticos para a produção de leite, porém esses tipos não são adequados, sendo o tanque de aço inox para leite o único do mercado que cumpre com todas as exigências do mercado. O tanque de aço inox para leite não enferruja, é fácil de montar e limpar, não arranha e é a prova de choque e ácidos.

O aço inoxidável, tem como principal elemento o cromo (CR) com concentrações acima de 13%. Tanques de outros materiais têm uma quantidade menos concentrada de cromo, o que causa uma baixíssima resistência à corrosão. Desse modo, confirma-se mais uma vez que o tanque de aço inox para leite é o único que cumpre com as obrigações necessárias.

A empresa produtora de leite não deve jamais ignorar a limpeza do tanque de aço inox para leite. A limpeza adequada de um sistema de resfriamento de leite evita contaminações e retarda o crescimento bacteriano. A limpeza interna do tanque deve ser feita a cada troca de material e a externa sempre que necessário.

A operação de agitação também é um fator que causa dúvidas para empresas de laticínios. Essa atividade deve ser feita para que haja uma distribuição uniforme de gordura no leite num tempo operacional de aproximadamente dois minutos e após deve ser feito um descanso por 15 minutos.